Albergaria-A-Velha: Escolas revelam projetos no âmbito da promoção do empreendedorismo

365
'Academia Empreende+' (arquivo).

Mais de 300 estudantes albergarienses tomaram parte em projetos de empreendedorismo apoiados pela Câmara local.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

O projeto municipal de promoção do empreendedorismo nas escolas ‘Academia Empreende+’ vai apresentar à comunidade os vários trabalhos desenvolvidos pelos estudantes ao longo do ano letivo nos diferentes ciclos de ensino.

Na apresentação dos três concursos de ideias (2.º Ciclo, 3.º Ciclo e Ensino Secundário e Profissional) e na ‘Mostra de Empreendedorismo Júnior’ (1.º Ciclo) vão participar 324 estudantes e 57 docentes.

A 23 de maio, 11 turmas do 1.º Ciclo vão partilhar os jogos lúdicos criados nas sessões ‘A Aventura do Gaspar’ que tiveram como tema de trabalho os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para a Agenda 2030. Será no Mercado Municipal – A Praça, onde decorrerão, ainda, os jogos finais executados no âmbito do ‘Scratch4all’, que promove a programação e robótica nas escolas.

À tarde, Cineteatro Alba recebe alunos do Ensino Secundário e Profissional que participaram no concurso de ideias ‘# Faz o teu Futuro’ que contou com 10 projetos das mais variadas áreas – novas tecnologias, lazer, alimentação, ambiente, audiovisual, entre outras.

A 28 de maio, será o dia do concurso de ideias ‘F@z e Acontece’ (2º Ciclo) dar conta dos seus resultados, que tiveram como mote o tema “Mudar o Mundo em Albergaria-a-Velha”. No Cineteatro Alba, os alunos das turmas participantes vão apresentar ideias criativas de inovação social, solucionadoras de problemas sociais ou ambientais que os preocupam, tais como a reutilização da água, a redução do plástico na escola, a promoção da saúde mental na população idosa ou o combate à poluição terrestre. Serão apresentados cinco projetos elaborados por 5 turmas do 5.º e 6.º anos.

A finalizar a apresentação dos trabalhos finais da ‘Academia Empreende+’ decorrerá a 29 de maio o balanço do concurso de ideias ‘Desafia@te’, com 10 projetos desenvolvidos por alunos do 3.º Ciclo com foco no desenvolvimento sustentável e economia circular.

Empreendedorismo nas escolas

A ‘Academia ‘Empreende+’ promove o empreendedorismo nas escolas, em parceria com os estabelecimentos de ensino. É composto por ações de capacitação e programas específicos, destinados a professores e alunos do 1.º, 2.º e 3.º Ciclos, Ensino Secundário e Profissional, que “têm por objetivo criar uma cultura empreendedora, promover o espírito de iniciativa, cooperação e participação ativa jovem.” Engloba um conjunto de temáticas, nomeadamente, cidadania e participação cívica, inovação e criatividade, cultura e património, território e sustentabilidade, empreendedorismo e empregabilidade.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.