Albergaria-A-Velha: Centro de Coordenador de Transportes em requalificação / Segunda equipa permanente pedida para os bombeiros

1028
Centro Coordenador de Transportes, Albergaria-A-Velha.

A obra de beneficiação do Centro Coordenador de Transportes de Albergaria-a-Velha encontra-se em “fase adiantada”.

Informação prestada pela autarquia local na sequência de uma visita para fazer o ponto de situação dos trabalhos.

Um investimento de 296.000 euros para tratamento das fachadas com materiais mais resistentes e de fácil manutenção, substituição de caleiras, tubos de queda e caixilharias, pintura dos tetos e paredes interiores, colocação de isolamento acústico nas paredes exteriores e substituição do piso no cais de embarque.

“Este equipamento assume particular relevância dada a sua localização privilegiada na confluência de várias infraestruturas rodoviárias de abrangência nacional e europeia, assumindo-se como um hub ao nível do transporte rodoviário de longo-curso, mas também de carreiras que fazem serviço público de passageiros”, lembra a edilidade.

Apresentada candidatura para segunda Equipa de Intervenção Permanente

No âmbito da proteção civil, a Câmara apresentou um pedido para a constituição da segunda Equipa de Intervenção Permanente (EIP) local.

A medida destina-se a reforçar a capacidade de resposta do corpo de bombeiros de Albergaria-a-Velha em situações de emergência.

O pedido seguiu para a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

“Estas equipas multidisciplinares têm a missão de assegurar em permanência o socorro à população, designadamente, no combate aos incêndios florestais, urbanos e industriais; no caso de inundações, desabamentos e abalroamentos e em todos os acidentes graves ou catástrofes, bem como na colaboração noutras atividades de proteção civil, no âmbito do exercício das funções específicas que são da competência dos corpos de bombeiros”, lembra a autarquia.

Cabe ao município suportar metade das despesas com remunerações e contribuições para a Segurança Social dos cinco elementos que constituem esta equipa, enquanto a outra metade fica por conta da ANEPC.

A segunda EIP “irá contribuir para a profissionalização dos Bombeiros de Albergaria-a-Velha, aumentando a sua capacidade de resposta para o dobro, o que garantirá uma maior eficácia do socorro à população do concelho”, afirma António Loureiro, presidente da autarquia, citado no comunicado.

Publicidade, Serviços & Donativos

Para conhecer e ativar campanhas em NoticiasdeAveiro.pt, assim como conhecer / requisitar outros serviços e fazer donativos, utilize a nossa plataforma online.