Albergaria-a-Velha: Câmara encerra piscinas para poupar na conta do gás e luz

1331
Piscina municipal de Albergaria-a-Velha.

A autarquia de Albergaria-a-Velha informa que decidiu “suspender temporariamente o funcionamento das três piscinas municipais” (Albergaria-a-Velha, Branca e São João de Loure), a partir do dia 31 de outubro devido ao “elevado aumento do custo do gás natural e da energia elétrica”, de 2022, estando a preparar programas alternativos para os utentes.

A subida dos preços tornou-se incomportável. “Perante a avaliação de consumos reais e os preços energéticos do mercado para 2023, a fatura dos três equipamentos revela um aumento na ordem de 1,2 milhões de euros, em relação aos preços do ano de 2019, ou seja, o município de Albergaria-a-Velha confronta-se com um aumento da fatura energética dez vezes superior ao estimado”, explica um comunicado.

“Neste contexto económico”, a edilidade entende que “este custo energético incomportável, considerando ser um ato de má gestão contratar energia para estes três equipamentos a valores tão elevados, na medida em que essa fatura comprometeria a atividade municipal.”

Discurso direto

“O momento de crise que atravessaremos em 2023, com a mais alta taxa de inflação dos últimos 30 anos, e a incerteza associada a novos aumentos dos preços em geral, impõe que este Executivo tenha decidido pela suspensão temporária do funcionamento das três piscinas municipais, canalizando os esforços e valores em causa para reforço e alargamento do apoio social a mais famílias e empresas, através dos programas existentes. Esta é uma decisão que foi muito ponderada e difícil de tomar, baseada no bom senso, mas necessária na presente data” – António Loureiro, Presidente da Câmara de Albergaria-a-Velha.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.