Albergaria-A-Velha: Autarquia e IPSS acordam funcionamento de serviço de atendimento social

764
Albergaria-a-Velha, Paços de Concelho.

O município de Albergaria-a-Velha assinou, recentemente, “acordos de cooperação” com três Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho “para a operacionalização do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) do município.”

Associação de Solidariedade Social de Alquerubim, Fundação Creche Helena de Albuquerque Quadros e PROBRANCA são as IPSS que passam a dar apoio no âmbito da transferência de competências no domínio da ação social para os órgãos municipais e para as entidades intermunicipais.

Segundo explica a edilidade em comunicado, “o SAAS, sob a coordenação da Câmara Municipal, assegura o atendimento e o acompanhamento social de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão social, incluindo beneficiários do RSI, bem como o atendimento em situação de emergência social.”

Um acompanhamento para “informar, aconselhar e encaminhar para respostas, serviços ou prestações sociais adequadas” situações no âmbito social em “articulação com os competentes serviços e organismos da administração pública”.

Mas também “apoiar em situações de vulnerabilidade social, prevenir situações de pobreza e de exclusão social, contribuir para a aquisição e/ou fortalecimento das competências das pessoas e famílias, promovendo a sua autonomia e potenciando as redes de suporte familiar e social; assegurar o acompanhamento social do percurso de inserção social; e mobilizar os recursos da comunidade adequados à progressiva autonomia pessoal, social e profissional”.

A equipa técnica do SAAS do Município de Albergaria-a-Velha será constituída por uma Coordenadora e uma psicóloga, da Câmara Municipal, e três técnicos superiores de Serviço Social das IPSS.

A equipa técnica garantirá o atendimento e o acompanhamento social nas seis freguesias do Concelho.

Para o funcionamento da equipa técnica, o Município irá comparticipar financeiramente as IPSS, de acordo com as verbas transferidas pelo Estado para o efeito.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.