Albergaria-A-Velha: Autarquia antecipa subsídios às IPSS locais

1067
Albergaria-a-Velha (centro).
Comercio 780

A Câmara de Albergaria-A-Velha antecipou o pagamento dos subsídios anuais atribuídos âmbito do Programa de Apoio às Instituições de Solidariedade Social (PAIPSS) para ir ao encontro de necessidades sentidas, nomeadamente devido à situação pandémica.

11 instituições do concelho com respostas sociais nas áreas da infância, terceira idade e deficiência vão receber 129.600 euros este mês, informa uma nota de imprensa.

Ao longo do ano, a edilidade atribuiu 312.791euros às IPSS para a melhoria dos serviços prestados aos seus utentes e colaboradores, bem como para fazer face aos constrangimentos provocados pela Covid-19. Cerca de 100 mil euros foram já entregues para apoiar na construção de infraestruturas e na aquisição de equipamentos.

Com a propagação da pandemica, a atividade assistencial das IPSS locais “ficou condicionada, obrigando a uma forte reorganização dos cuidados à população idosa que se apresentava mais vulnerável ao contágio pelo vírus”, refere o comunicado.

Neste período, além da atribuição de um apoio financeiro extraordinário às instituições com respostas sociais na área da 3.ª idade, o município entregou equipamentos /materiais de proteção individual – gel desinfetante, máscaras cirúrgicas e FFP1, álcool etílico, luvas, cobre sapatos, fatos de proteção e termómetros de infravermelhos – tendo também comparticipado 72 testes Covid-19, “com o objetivo de suprir as necessidades evidenciadas pelas Instituições na salvaguarda da saúde dos cuidadores e de quem é cuidado.”

Discurso direto

“A aposta numa rede solidária forte e proativa é um investimento com um retorno imensurável, tal como é gratificante perceber a qualidade das suas intervenções e a disponibilidade para atender aos que mais precisam. O apoio do município, fortalecendo a rede assistencial, é uma aposta segura na melhoria da qualidade de vida da população albergariense” – Catarina Mendes, vereadora da Ação Social.

Publicidade, Serviços & Donativos