
O município de Albergaria-A-Velha celebrou 50 novos protocolos de cooperação no âmbito do projeto ‘Albergaria A-Verde a Compostar’ (vertentes comunitária e doméstica). Os aderentes receberam já os baldes e compostores, após uma breve formação.
Cerca de 500 famílias do concelho já fazem compostagem, uma “adesão” considerada “muito importante para mudar mentalidades e despertar consciências para as questões ambientais”, como salientou o presidente da autarquia, António Loureiro, lembrando ainda o desconto praticado na fatura da água aos participantes no projeto.
“A adoção de boas práticas, quer na compostagem, quer na reciclagem em geral”, são assumidas “como imprescindíveis” para “cumprir com as metas definidas a nível nacional e europeu”.
No futuro, os cidadãos vão pagar consoante o volume de resíduos que gerarem “pelo que quem reciclar mais e produzir menos lixo, terá uma conta mais reduzida”, alerta a edilidade.
Além disso, a taxa de resíduos que os munícipes pagam na fatura de água está relacionada com a quantidade de resíduos indiferenciados que a empresa concessionária ERSUC recolhe. Mais reciclagem e menos resíduos depositados nos contentores de indiferenciados, baixará o encargo com a taxa de resíduos.
Além do projeto de compostagem, o município dispõe de uma rede abrangente de ecopontos e de pontos de recolha de vestuário, óleos e cápsulas de café, de forma a evitar a deposição destes produtos nos contentores.
Na sua vertente comunitária, o projeto ‘Albergaria A-Verde a Compostar’ tem seis ilhas de compostagem em funcionamento na Vila das Laranjeiras, Mercado Municipal, Santa Cruz, Praça Álvares Cabral, Rua António Fortunato Pinho (lateral à Rua Padre Matos) e Rua Eugénio Ribeiro, em Albergaria-a-Velha.
O composto produzido nestas ilhas está a ser utilizado nos jardins do concelho e nas duas hortas biológicas. “Brevemente”, entrará também em funcionamento o compostor comunitário no Mundo Novo, na Branca.
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e donativos
Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para fazer um donativo. Pode, também, usar transferência bancária, bem como ativar rapidamente campanhas promocionais (mais informações aqui).






