Alb.-A-Velha: Mais 11 projetos de negócio recebem ‘empurrão’ municipal

1102
Foto de joaomorgado.com

O município de Albergaria-a-Velha decidiu apoiar durante 2022 “o desenvolvimento” de 11 projetos de negócio no concelho no âmbito do ‘Programa de Incentivos à Criação do Próprio Emprego’.

As propostas selecionadas abrangem áreas tão diversas como a reparação e cuidado automóvel, saúde, criação de eventos, restauração, prestação de serviços nas áreas de corte e modelação, alimentação saudável, decoração, formação e ambiente.

A sessão de assinatura dos contratos de incentivos decorreu na Incubadora de Empresas de Albergaria-A-Velha.

Desde a sua criação em 2015, o ‘Programa de Incentivos à Criação do Próprio Emprego’ já recebeu 142 candidaturas, tendo apoiado 78 projetos.

Segundo a edilidade, as empresas apoiadas criaram 102 postos de trabalho e registam uma faturação superior a 3 milhões de euros.

O programa pretende “incentivar a criação do próprio emprego” no município, apoiando empreendedores a colocarem em prática ideias de negócio. Com estes incentivos, espera-se “promover o desenvolvimento da economia local e a criação de condições para a empregabilidade”.

As empresas selecionadas recebem um subsídio anual, não reembolsável, no montante de 3.000 euros, que pode ser acumulado com um conjunto de apoios à contratação de serviços externos diversos que podem chegar aos 1.000 euros.

Os empreendedores podem candidatar-se, ainda, a um espaço na Incubadora de Empresas, sendo este um apoio cumulativo. O equipamento municipal tem atualmente 22 empresas incubadas, quer de forma física, quer de forma virtual, com 47 postos de trabalho.

Discurso direto

“Este é um programa com uma taxa de sucesso de 94%”. É importante criar condições para as pessoas desenvolverem a sua ideia e perderem o medo de apostar nela, sendo o município uma entidade que partilha o caminho e os desafios com os empreendedores, para estes chegarem a bom porto” – António Loureiro, presidente da Câmara de Albergaria-A-Velha.

Primeira edição do Concurso de Ideias Júnior do Município

53 alunos do 3.º ciclo, acompanhados por 13 professores, participaram no ‘Bootcamp Municipal’, um evento de aperfeiçoamento dos projetos com o apoio de vários mentores, integrado no programa ‘Empreendedorismo nas Escolas’, que atinge a sua 8ª edição. A primeira edição do ‘Concurso de Ideias Júnior do Município de Albergaria-a-Velha’ eterá lugar em junho, no Cineteatro Alba sobre as temáticas da fauna, flora, património e recursos endógenos. O grupo com a ideia vencedora vai receber um prémio de 1000 euros em equipamento informático para a sua escola. No concurso estão a participar estudantes da Escola Secundária de Albergaria-a-Velha, Escola Básica de Branca, Escola Básica de São João de Loure e Colégio de Albergaria.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.