AIDA dá ‘empurrão’ a startups da região

1157
Imagem resultadosdigitais.com.br
Comercio 780

A Associação Industrial do Distrito de Aveiro (AIDA) quer “incentivar uma cultura empreendedora para jovens” para ajudar na renovação do tecido empresarial região, com novos negócios e mais empregos.

A iniciativa ‘YEP 5.0 – Young Entrepreneurship Program’ conta com o apoio do programa COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas, num investimento elegível de 713 mil euros, que tem um incentivo FEDER de cerca de 606 mil euros.

Pretende-se fomentar o aparecimento de empresas que “promovam respostas inovadoras aos desafios sociais e societais”, disponibilizando, para tal, apoios “ao empreendedorismo qualificado e criativo” que permitam “aumentar a taxa de sobrevivência das startups e a sua sustentabilidade”, explicou Elisabete Rita, vice-presidente executiva da AIDA, em declarações citadas na newsletter do COMPETE 2020.

Vocacionado para jovens do ensino secundário e universitários, o ‘YEP 5.0 – Young Entrepreneurship Program’ irá privilegir quatro fileiras que têm conhecido ao longo do tempo maior especialização no território da área de influência: agroindústria, Tecnologias (TICE), Materiais e Economia do Mar.

Os apoios a atribuir visam a consolidação de planos de negócio e adoção de estratégias e competências que sustentem a viabilidade das empresas a criar.

Será dada especial atenção à fase de arranque de projetos para diminuir a elevada taxa de mortalidade verificada nas startups.

Atividades a promover junto de empreendedores

» Iniciativas de deteção, de estímulo e de apoio ao empreendedorismo, à capacitação de iniciativas empresariais e à concretização de novas empresas;
» Iniciativas de mentoria e coaching para apoio ao desenvolvimento de ideias inovadoras;
» Projetos estruturantes de suporte ao empreendedorismo, envolvendo infraestruturas de aceleração, incubação e outras entidades do ecossistema de dinamização do empreendedorismo.

Publicidade, Serviços & Donativos

Para conhecer e ativar campanhas em NoticiasdeAveiro.pt, assim como conhecer / requisitar outros serviços e fazer donativos, utilize a nossa plataforma online.

Comercio 780