Águeda: Projeto ajuda na integração no mercado de trabalho de jovens “com menos oportunidades”

1491
Projeto 'Job Solidarity'.
Smartfire 728×90 – 1

Um projeto dinamizado pelo Centro de Juventude de Águeda (CJA) pretende fomentar a inclusão social e a integração no mercado de trabalho de jovens “com menos oportunidades”, informou a autarquia local.

A iniciativa ‘JOB(S)olidarity’, que divulga estágios e emprego de âmbito europeu, resulta de uma ação local que envolveu duas jovens em contexto de trabalho concluída este mês.

“Esta iniciativa está centrada no apoio ao trabalho de jovens com menos oportunidades, dando-lhes ferramentas para responderem às opções de trabalho europeias, com a função de depois as transmitirem a outros jovens”, explica uma nota de imprensa.

As promotoras tiveram em conta os “problemas por que muitos jovens estão a passar”, nomeadamente quando colocados perante uma situação de exclusão social, e consequente défice de competências profissionais, pessoais e sociais, “o que não lhes permite integrar o mercado de trabalho de uma forma consciente e adaptável”.

O CJA passou a integrar “um projeto de combate a esta realidade que é transversal aos vários países europeus”, esperando “fomentar a inclusão social de jovens com menos oportunidades nas diferentes opções no mercado europeu, bem como dar possibilidades de emprego a jovens, facilitando a sua transição para o mercado de trabalho.”

Através do ‘JOB(S)olidarity’, as duas participantes que trabalharam no CJA desenvolveram atividades de informação, de consciencialização e de formação dos jovens com menos oportunidades com vista à sua adesão às oportunidades europeias.

Uma forma “de desenvolvimento de competências e aprendizagens, quer através da partilha de know-how, como através da experimentação do mercado de trabalho”.

Segundo a Câmara de Águeda, o ‘JOB(S)olidarity’, que foi apoiado pela Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação e financiado pelo Corpo Europeu de Solidariedade, “veio colmatar uma necessidade de empregabilidade jovem e teve um grande impacto tanto nos participantes como nas organizações envolvidas”.

Publicidade, Serviços & Donativos