Águeda: Ponte de Cambra recebe obras para reforço de segurança

845
Ponte de Cambra, Águeda.
Dreamweb 728×90 – Video I

A Ponte de Cambra, sobre o Rio Alfusqueiro, em Águeda, na União de Freguesias do Préstimo e Macieira de Alcôba, está em obras de reparação.

Segundo informa a Câmara local, esta intervenção envolve um investimento de cerca de 222.600 euros (com IVA), incidindo sobre o tabuleiro e um dos pilares.

A ponte faz ligação entre os lugares de Casal e Cambra. “As obras de reparação surgem no seguimento de inspeções periódicas às pontes e viadutos do concelho sob jurisdição municipal, que detetaram, em maio último, fragilidades num dos pilares da infraestrutura. Nessa altura, a Câmara Municipal encerrou a circulação rodoviária até que fossem feitas obras de reparação, que estão a decorrer neste momento”, adianta um comunicado.

Uma inspeção técnica com verificação subaquática dos elementos de apoio da estrutura detetou “anomalias na parte submersa de um dos pilares de apoio que poderiam colocar em causa a integridade e segurança estrutural da ponte.”

A empreitada engloba, também, a remoção de troncos sob a sapata do pilar e execução de obras de contenção, através da colocação de aterros com núcleo de argila, bem como a betonagem e execução de reforço da parede do atual pilar e a criação de um enrocamento argamassado na envolvente dos pilares. “Quanto ao tabuleiro, a obra inclui a remoção da camada de betão deteriorado da face inferior do tabuleiro, a aplicação de produto de tratamento anticorrosivo e aplicação de betão para acabamento”, refere o comunicado.

Requalificação da estrada da Pedreira contemplada com apoio estatal

Entretanto, a edilidade informa, também, que a intervenção na estrada da Pedreira tem financiamento garantido no valor de 222.600 euros. O acesso rodoviário, na freguesia de Lamas do Vouga, sofreu uma derrocada no último Inverno. “Depois de uma primeira tentativa, que havia sido gorada, a Câmara Municipal insistiu na candidatura a financiamento, no âmbito das medidas de apoio à administração local, por parte da área governativa da Coesão Territorial, para a reposição e reparação de infraestruturas e equipamentos públicos municipais de suporte às populações destruídos pelas cheias e inundações”, avança o comunicado.

A edilidade está, neste momento, a trabalhar no processo de aquisição dos terrenos que permitam a execução da obra.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.