Águeda: Parque Urbano do Lugar da Igreja em Castanheira do Vouga foi requalificado

995
Parque de Castanheira do Vouga.

“Castanheira do Vouga tem tudo para se orgulhar deste espaço. É bom que o usufruam, que cuidem e não deixem que algum vandalismo destrua uma obra que é feita com tanto gosto”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda, no sábado, na inauguração da requalificação do Parque Urbano do Lugar da Igreja, em Castanheira do Vouga.

Para além do Edil, este momento simbólico contou com a presença do Vereador das Obras Particulares, João Clemente; do presidente da União de Freguesias (UF) de Belazaima do Chão, Castanheira do Vouga e Agadão, Vasco Oliveira, bem como outros presidentes de Juntas de Freguesia do Concelho, como Filipe Falcão (Valongo do Vouga), Carlos Lemos (Fermentelos) e Sérgio Neves (Travassô e Óis da Ribeira) e ainda Humberto Moreira, em representação do presidente da Assembleia Municipal de Águeda, e Marlene Gaio, deputada municipal, entre outros.

O Parque Urbano está dividido em três áreas distintas: um parque geriátrico e de fitness ao ar livre (com aparelhos fixos para exercício físico); uma zona de parque infantil (com o escorrega, baloiços e área de atividades); e outra para funcionar como parque de merendas, numa intervenção que resultou de um investimento de 41.500 mil euros da Câmara Municipal, executado pela UF ao abrigo de um contrato de delegação de competências. São três áreas diferentes, para três públicos diferentes que assim podem conviver ao mesmo tempo num mesmo espaço, “num verdadeiro centro cívico”.

“Ficou um espaço limpo, bonito e sobretudo com uma utilidade muito grande, tanto para pessoas com mais idade como por crianças”, destacou Jorge Almeida, sublinhando que este “é um esforço que estamos a fazer permanentemente de tentar fixar as pessoas nestas zonas mais serranas”, dotando estas freguesias de condições para viver com qualidade.

Jorge Almeida referiu que a requalificação dos centros urbanos das freguesias tem sido uma aposta do Executivo ao longo deste mandato, procurando “dinamizar o mais possível as freguesias, dotando de melhores condições as zonas que têm mais potencial de serem utilizadas pelas populações”. Este é, continua, “um cenário que se vai repetindo nos centros das nossas freguesias de todo o concelho”.

O Presidente da Câmara de Águeda reitera que o apoio que foi dado à UF de Belazaima do Chão, Castanheira do Vouga e Agadão para a realização desta obra tem sido igualmente dado às outras freguesias do concelho. Lembra, a título de exemplo, o investimento feito na “freguesia vizinha do Préstimo, que, nesta mesma altura, criou um parque deste género”. “Não há aqui nenhum benefício especial, antes vamos dando todos os meios a todas a Juntas de Freguesia para que possam evoluir e fazerem o melhor pelas suas terras”, frisou.

Vasco Oliveira, presidente a UF de Belazaima do Chão, Castanheira do Vouga e Agadão, salientou a diferença entre o que estava antes e o parque urbano que pode ser utilizado hoje. “Isto era tudo terra batida”, disse, sublinhando que a obra realizada procurou conferir “uma nova vida a este espaço” e “ir ao encontro das necessidades do que as pessoas mais utilizam”. Agora, “está um espaço airoso, amplo e digno para Castanheira do Vouga, as pessoas da freguesia e para quem nos visitar”.

O autarca avança esta obra vai ser complementada com outras intervenções, fazendo a ligação do pavilhão multiusos à Igreja Matriz, com a criação de um bar e casas de banho, bem como toda a zona do cemitério. “Este é o pulmão da freguesia e a nossa aposta passa por tentar dar vida a esta zona que esta freguesia e as suas gentes tanto merecem”, declarou, agradecendo o apoio que a Câmara de Águeda concede, numa política de descentralização cujos “resultados estão à vista em todas as freguesias do concelho”.

Uma ideia corroborada por Humberto Moreira, em representação da Assembleia Municipal de Águeda, salientando que, “à imagem do que vemos noutros locais do nosso concelho”, foi criado em Castanheira do Vouga este tipo de espaço, que são “muito práticos, limpos e de manutenção reduzida”. O responsável frisa que “as freguesias mais periféricas e serranas vão lutando com uma série de dificuldades” a que outras são alheias, pelo que “é importante para um concelho homogéneo que este tipo de projetos tenham cabimento e vão sendo realizados”, sublinhou, congratulando a Câmara Municipal pelo esforço contínuo que faz.

No que respeita ainda à freguesia de Castanheira do Vouga, o Presidente da Câmara de Águeda realça que estão previstas para serem concretizadas nas próximas semanas algumas pavimentações. Os atrasos que têm existido na realização desta e de outras intervenções “não resultam da planificação, mas da dificuldade de haver disponibilidade de empreiteiros para fazer obras, que se queixam todos da sua extrema dificuldade em arranjar mão de obra”.

Contudo, garante que “estes arruamentos serão feitos”. Ainda assim, “vão continuar a ficar muitas coisas por fazer. Estamos numa altura em que é fácil aparecerem pessoas que se dizem capazes de fazer tudo, em todo o lado, ao mesmo tempo, mas sabemos que as obras fazem-se assim, de uma forma paulatina e sobretudo com rumo”, concluiu Jorge Almeida.

Câmara de Águeda

Publicidade, Serviços & Donativos