Águeda: Parque de Alta Vila reaberto após requalificação

5051
Parque de Alta Vila, Águeda.
Comercio 780

O Parque de Alta Vila, um dos principais espaços verdes da cidade de Águeda, reabriu esta sexta-feira ao público depois de uma intervenção “profunda” que custou cerca de 1,160 milhões de euros.

Os trabalhos foram realizados depois de um temporal, em janeiro de 2013, ter causados inúmeros estragos no arboredo e equipamentos, lembra um comunicado da edilidade.

A porta principal foi aberta pelos membros do executivo liderado por Jorge Almeida, “num ato simbólico de convite a que a população utilize o parque”.

Parque de Alta Vila, Águeda.

A obra teve em conta “todas as pré-existências, construídas e vegetais”, tendo sido aproveitada, ainda, para “benefícios significativos ao nível da conservação do solo e da água e da recuperação do conjunto histórico, como a igreja ou o coreto.”

A requalificação levou a ainda criar passeios e trilhos, locais de contemplação e um piso adequado para desporto.

Um circuito principal contínuo permite o atravessamento pedonal, ligando a parte baixa à parte alta, e “o aumento da biodiversidade através da recuperação de seis pontos de água em todo o parque e particularmente no lago.”

» A zona verde ocupa uma área de cerca de 1,9 hectares, acrescentando a instalação de relvados, bem como 251 novas árvores e 478 arbustos;

» Os novos bancos, papeleiras, bebedouros e sinalética remetem para a reprodução de peças datadas da época do jardim original e outras propostas de design contemporâneo;

» A água utilizada nos lagos e rega é proveniente de uma captação na Várzea, que percorre grande parte da cidade e utilizada na manutenção dos espaços verdes urbanos e na rede de incêndios.

Discurso direto

“Esta é uma obra emblemática para os aguedenses e este parque, que tantas recordações traz, pode novamente ser utilizado. O espaço é de e para todos os cidadãos. Mais importante do que a cerimónia inaugural, queríamos que, logo que ficasse pronto, o parque fosse entregue à população. É isso que acontece a partir de agora.” – Jorge Almeida, presidente da Câmara de Águeda.

Publicidade, Serviços & Donativos