Águeda lançou Cartão Municipal do Aluno

1023
Antiga escola primária de Aguada de Cima, Águeda.

A Câmara de Águeda lançou o Cartão Municipal do Aluno que irá ser entregue pelos estabelecimentos de ensino aos alunos, durante a primeira semana do novo ano letivo. Este é um novo serviço prestado pelo Município e que surge no seguimento do processo de descentralização de competências na área da educação.

A par dos alunos, também o pessoal docente e não docente passam a ter um cartão para utilização dentro dos estabelecimentos de ensino, uma medida que foi tomada pela Câmara Municipal, que este ano assume a totalidade do fornecimento de refeições em todos os ciclos de ensino, substituindo a Direção Geral de Estabelecimentos Escolares, no 2.º, 3.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e Secundário, à imagem do que já sucedia para o pré-escolar e 1.º CEB.

“Decidimos disponibilizar este serviço a toda a comunidade educativa para ser usado em toda a rede escolar do Município, acreditando que a comodidade e funcionalidade são mais-valias para encarregados de educação e na gestão das necessidades dos alunos, professores e auxiliares em ambiente escolar”, disse Marlene Gaio, Vereadora da Educação da Câmara de Águeda, sublinhando que, sendo uma novidade, esta é uma medida que poderá implicar um processo de ajuste e adaptação. Ainda assim, defende que dotar os estabelecimentos de ensino de modelos de funcionamento semelhantes e implementados de igual modo por todos, terá ganhos na vivência prática no dia-a-dia da comunidade escolar.

O cartão, que funciona em sistema de pré-carregamento e será utilizado em todos os estabelecimentos de ensino do 2.º, 3.º CEB e Secundário, pelos alunos, professores e pessoal não docente, de forma uniforme, permitirá, de forma simples e imediata, efetuar e gerir os carregamentos, ficando com saldo para o pagamento de refeições, transporte escolar, bar e papelaria. Permitirá ainda uma gestão integrada dos educandos, mesmo que estes frequentem estabelecimentos escolares diferentes.

Esta é uma medida que surge, como referido, no âmbito do processo de descentralização de competências na área da educação, sendo que para compatibilizar todas as mudanças e dando cumprimento às alterações legislativas, o Município decidiu, em articulação com os Agrupamentos de Escolas e Escolas Não Agrupadas do concelho, implementar uma aplicação integrada de gestão escolar, transversal a todos os estabelecimentos de ensino – a Plataforma SIGA. Esta plataforma já se encontra implementada no Pré-escolar e 1º CEB no ano letivo transacto, onde não existirá, para já, alteração no modelo de funcionamento.

É nesta plataforma que é efetuada a gestão do Cartão Municipal do Aluno, sendo que para ativar as funcionalidades, os encarregados de educação deverão aceder à Plataforma SIGA, seguindo os passos descritos no folheto informativo disponível no site do Município, em https://www.cm-agueda.pt/viver/cultura-e-educacao/educacao/cartao-municipal-do-aluno.

Para uma maior comodidade, o cartão pode ser carregado através de Payshop, Multibanco e MB Way, sem qualquer tipo de custo para o utilizador. Assim que o cartão for carregado, o saldo fica imediatamente disponível, podendo ser usado em todos os estabelecimentos de ensino do Município de Águeda.

De referir que, sendo uma fase de transição e de adaptação ao novo sistema, durante a primeira semana de aulas, os serviços serão garantidos independentemente do carregamento ter sido efetuado atempadamente pelo encarregado de educação, sendo que após o carregamento, os valores deste período serão debitados automaticamente.

Câmara de Águeda

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.