Águeda: ‘Casa do Adro’ abre renovada até ao Verão

4142
Comercio 780

As obras na chamada ‘Casa do Adro’, em Águeda, “já estão em fase adiantada”, informou hoje a edilidade local.

Trata-se de uma empreitada de um milhão de euros que envolve três edifícios e a construção de um espaço novo, bem como arranjos exteriores.

A requalificação dos edifícios da Orquestra Típica, Cancioneiro e Conservatório e do espaço exterior envolvente arrancou em Julho, estando “a avançar, em respeito pelo prazo de execução de 12 meses estipulado”, com conclusão prevista para Julho deste ano.

A intervenção decorre numa área bruta de 1.902,32 metros quadrados e uma área de implantação de 1.261,58 metros quadrados.

É no conservatório que se faz uma das obras de maior envergadura do conjunto, que passa pela construção de um espaço novo, ampliando a capacidade deste equipamento cultural.

Os arranjos exteriores da ‘Casa do Adro’ implicam um “tratamento paisagístico nobre, que redesenham, em forma de abraço, um ‘terreiro da música’, uma bancada a céu aberto e vários espaços verdes.”

Neste momento, segundo adianta a edilidade, estão concluídas as coberturas dos edifícios do Conservatório e do Cancioneiro, bem como a betonagem de ampliação do Conservatório e o tratamento das paredes e caixilharias da infraestrutura existente, tendo sido também dado início às obras no edifício da Orquestra Típica.

Até ao fim do mês, irá arrancar a obra do arranjo exterior do complexo.

Discurso direto

“Esta é uma obra de grande importância para o município. Estamos a intervir numa área nobre da cidade, mantendo inalteradas as características ímpares do edificado, mas conferindo a cada equipamento as melhores condições térmicas, acústicas e de comodidade para que os utilizadores e público possam usufruir destes espaços com toda a qualidade e segurança. Um exemplo do bem-fazer da Câmara, que tem uma preocupação continuada por conferir dignidade aos espaços sob a sua responsabilidade” – Jorge Almeida, presidente da Câmara.

‘Casa do Adro’, Águeda

Intervenções previstas

A reabilitação do Conservatório de Música de Águeda baseou-se no tratamento das paredes exteriores, com tratamento térmico, bem como na substituição da caixilharia, cobertura e caleiras do edifício. Está ainda a ser realizada a adaptação sanitária para deficientes e melhorada as condições de mobilidade no edifício, com a implementação de uma plataforma elevatória para pessoas com mobilidade reduzida.

O Cancioneiro vai ter um novo telhado, com uma estrutura em perfis de ferro, rematado no cume com uma clarabóia, para a entrada de luz natural. As paredes exteriores serão conservadas, mantendo-se a sua identidade e características típicas aguedenses, de seixo rolado, ou godo como é comummente designado. Para além dos revestimentos novos no interior, o espaço está a ser equipado com novas instalações sanitárias, adequadas a pessoas com mobilidade reduzida.

Na Orquestra Típica, pretende-se melhorar as condições de acessibilidade do edifício, bem como o conforto térmico. Haverá ainda uma ampliação da infraestrutura com a construção de uma nova sala e serão demolidas algumas paredes para se obterem espaços mais amplos e polivalentes, bem como será construída uma instalação sanitária para pessoas com mobilidade condicionada.
As fachadas deste edifício serão revestidas com seixo rolado, devolvendo ao espaço uma linguagem arquitetónica coerente com a do complexo.

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780