Águeda: Câmara pede averiguação de descarga poluente ocorrida na pateira

1242
Poluição na Pateira de Fermentelos (Foto CM de Águeda).

O presidente da Câmara de Águeda solicitou ao Ministro do Ambiente “a abertura de um inquérito e a tomada de medidas urgentes” devido a “descargas poluentes” ocorridas desde sábado e até esta segunda-feira na pateira de Fermentelos, causando “fortes impactos tanto do ponto de vista ambiental como na atividade que é desenvolvida na lagoa”.

Segundo uma nota de imprensa, foi solicitado, em concreto, “um inquérito que determine fontes, causas e medidas interventivas urgentes, que salvaguardem a lagoa da Pateira de Fermentelos e os seus ecossistemas.”

No ofício, de que foi dado conhecimento também à Agência Portuguesa do Ambiente, Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) e Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR, a edilidade defende que “a situação verificada este fim de semana poderá evidenciar comportamentos negligentes e mesmo criminosos”.

Uma comitiva municipal, acompanhada pela GNR, percorreu as margens da Pateira, tentando perceber a origem desta nova descarga, mas sem sucesso.

Além de “graves impactos na fauna piscícola”, foram constatadas consequências ao nível dos usos da massa de água, nomeadamente com irritações na pele e olhos nos
atletas federados que usam esta zona para treino de competição.

Discurso direto

“Dispomos de um enorme esforço para cuidar das nossas linhas de água, dos nossos recursos hídricos e depois surgem estas constantes descargas poluentes que afetam e têm impactos profundos em todo este ecossistema. Leva-nos a crer que isto não seja na área do nosso concelho. Os peixes aparecem mortos, com fortes indícios de
poluição. Isto causa-nos uma tristeza e revolta enormes. Sentimo-nos impotentes” – Jorge Almeida, presidente da Câmara.

Publicidade, Serviços & Donativos

Para conhecer e ativar campanhas em NoticiasdeAveiro.pt, assim como conhecer / requisitar outros serviços e fazer donativos, utilize a nossa plataforma online.