AFA organiza ‘Campeonato de Esperanças’ para Sub-22

1655
Foto AFATV.

A Associação de Futebol de Aveiro (AFA) vai organizar um ‘Campeonato de Esperanças’ já a partir da próxima temporada.

A competição de futebol de Sub-22 surge para dar oportunidade a jovens futebolistas de ter “um espaço competitivo que lhes possibilite dar seguimento ao percurso percorrido ao longo dos escalões mais jovens e, assim, evitar possíveis abandonos da modalidade”.

Os clubes interessados em participar na prova devem informar a AFA dessa intenção até ao dia 30 de junho.

“A ideia surgiu após uma reunião realizada com os coordenadores dos clubes aveirenses, no final da qual a direção da AFA aprovou a criação da competição. Na base da decisão está a atual exigência competitiva dos campeonatos seniores, que tem inibido e dificultado a integração e progressão desportiva de jovens talentos, após concluírem o trajeto de formação”, refere um comunicado.

Perante esta dificuldade, a AFA considerou que “tornou-se fundamental” criar um modelo competitivo que permita “dar seguimento ao processo de otimização das potencialidades do jovem futebolista, para que, no futuro, ele possa corresponder às dificuldades dos modelos de jogo e de esforço dos campeonatos seniores.”

Discurso direto

“Esta nova prova vem dar mais oportunidades aos jovens que terminam a formação futebolística no escalão de juniores e permite-lhes continuar a competir. O objetivo passa por, posteriormente, poderem integrar os plantéis seniores, evitando, assim, abandonos e erosões” – Arménio Pinho, presidente da AFA.

Publicidade, Serviços & Donativos