Administração do Porto de Aveiro elogia colaboração dos operadores após ativação de plano de contingência do Covid-19

1681
Porto de Aveiro.

“As operações do porto nunca pararam”. Garantia dada por Fátima Alves, presidente da Administração Porto de Aveiro (APA) destacando a capacidade de adaptação dos agentes portuários à pandemia.

Entrevistada no programa da Comunidade Portuária de Aveiro (CPA) na Rádio Voz da Ria, a responsável explica como tem decorrido a atividade portuária após a ativação do plano de contingência para conter a propagação do coronavírus Covid-19, após recomendações das autoridades de saúde.

“Tem havido aqui uma grande cooperação, até histórica, não só pela excecionalidade da pandemia mas da forma como estamos todos a trabalhar, a reforçar as medidas de contenção, de afastamento social dos nosso funcionários, é difícil mas tem havido colaboração muito grande”, explicou Fátima Alves.

A presidente da APA dá o “exemplo louvável” dos três operadores que se juntaram para aplicar as medidas e sensibilizar os trabalhadores, a formar equipas que se vão rendendo para que ” o porto nunca pare”, apesar de poder “haver um ou outro atraso” a descarregar ou expedição de mercadoria.

A administração tem grande parte dos seus colaboradores em teletrabalho, mantendo-se presencialmente serviços prioritários na sua atividade, como a pilotagem, os rebocadores ou fiscalização de obras, reforçados com equipamentos de proteção individual necessários à prevenção de contágios.

Discurso direto

“Pode acontecer a breve prazo, os efetivos diminuírem e a resposta ser menor. Tínhamos efetivos de Ovar que deixaram de fazer parte das equipas, que agora trabalham por turnos”.

“Neste momento, estamos confiantes em manter as obras programadas. Estamos a conseguir isso, enquanto as empresas tiverem efetivos. Os concursos a lançar vão ter prazos alargados, somos solidários, dando um sinal que o porto continua e não hajam atrasos de investimentos, nomeadamente na zona logística industrial”.

Ouvir entrevista em http://www.rvria.pt/podcasts/4

Publicidade, Serviços & Donativos