Administração do Hospital de Aveiro confirma falta de cirurgiões disponíveis para a urgência

3362
Urgências do Hospital de Aveiro.

As dificuldades sentidas devido à falta de cirurgiões no Hospital de Aveiro foram “agudizadas pelo período do verão”, esclarece o conselho de administração do Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV) em resposta a uma denúncia da secção regional do Centro da Ordem dos Médicos.

Apenas 10 dos 27 cirurgiões do CHBV não se encontrarem totalmente dispensados de trabalho na urgência, uma “situação que tem sido colmatada com o recurso a cirurgiões prestadores de serviços”.

Dos 27 cirurgiões do mapa de pessoal, 11 usufruem de isenção total de trabalho no serviço de urgência e cinco de isenção de trabalho noturno na urgência.

A administração informa que foi atribuída uma vaga no concurso de médicos especialistas aberto no passado final de semana, “estando o reforço do planeamento da dotação de cirurgiões a ser realizado em conjunto com a direção do serviço numa perspetiva de curto e médio prazo, designadamente pelo pedido de mais vagas no próximo concurso nacional.”

No comunicado, o CHBV “destaca o elevado profissionalismo e a competência técnica dos seus cirurgiões e agradece a todos os profissionais que contribuem, todos os dias, para a qualidade dos serviços prestados à população que serve”.

A finalizar, a administração “reconhece a necessidade de melhoria das condições de áreas do hospital, o que tem estado a realizar de forma faseada, não tendo conhecimento ou sido reportadas falhas de material para o bloco operatório estando em curso processos de aquisição de substituição de instrumental do bloco e material de laparoscopia.”

Artigo relacionado

Serviço de Cirurgia do Hospital de Aveiro enfrenta falta de cirurgiões

Publicidade, Serviços & Donativos