Adjudicado o restauro do edifício do antigo ‘teatro-clube’ da Murtosa

1099
Centro Recreativo Murtoense.

A Câmara da Murtosa adjudicou a obra de recuperação e reabilitação do edifício onde está instalado o Centro Recreativo Murtoense por 439.217 euros.

A empreitada tinha sido colocada a concurso público pelo valor base de 539,344 euros.

O prazo de execução dos trabalhos é de um ano, a partir da data de consignação.

O edifício localizado na Avenida 29 de Outubro é um dos imóveis históricos do concelho.

Mandado construir pela direção do Centro Recreativo Murtoense para sua sede e ‘teatro-clube’ foi inaugurado em setembro de 1931.

A Câmara, que assumiu a propriedade do edifício, deseja manter as características arquitectónicas iniciais, mas com melhores condições para as atividades a que está destinado.

“Uma das acções que se reveste de maior relevância e delicadeza é a recuperação da tela, que encima a boca do palco da sala de espetáculos, sobre a temática da ‘arte xávega’, pintado, em 1950, pelo conhecido e reconhecido pintor e escultor Murtoseiro, Dimas Macedo, já falecido”, refere uma nota municipal divulgada aquando da abertura de concurso público para a elaboração do projeto.

A intervenção no edifício do Centro Recreativo Murtoense insere-se na estratégia de reabilitação um conjunto de edifícios públicos locais que foram sendo ocupados com novas atividades.

O edifício integrará a rede de dinamização “integrada e polinucleada” de formação artística para as crianças e jovens do concelho, “alargando o espetro de disciplinas oferecidas já hoje, pela Oficina de Artes”.

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780