Três vítimas mortais e 5 feridos graves no acidente com autocarro na A1, zona da Mealhada

2274
Acidente com A1, Mealhada (Imagem CNN Portugal).
Comercio 780

Um despiste de um autocarro vindo de Guimarães com 38 passageiros, na A1, KM 212, entre a Mealhada e Aveiro, causou três vítimas mortais (dois homens e uma mulher, entre os 60 e os 70 anos), cinco feridos em estado crítico e 22 feridos ligeiros (incluindo duas crianças, com idades a rondar 10 anos).

Informações transmitidas por responsáveis da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e do INEM em pontos de situação divulgados no local.

O acidente aconteceu pelas 9:30 no sentido Norte – Sul, tudo indica, sem envolver outras viaturas. Relatos de passageiros deram conta que o despiste terá sido provocado pelo rebentamento de um pneu. O autocarro, que tinha como destino Fátima, galgou o separador central, atravessou a faixa contrária, saindo pela berma para uma vinha até embater de frente num poste de alta tensão de eletricidade.

Acidente com autocarro, Mealhada.

Os meios de socorro tiveram de usar material de desencarceramento para retirar vítimas. Duas vítimas mortais permaneceram no interior uma vez que foi necessário recorrer a uma grua para retirar o poste onde o autocarro ficou enfaixado, garantindo as condições de segurança de modo a terminar o desencarceramento.

Três feridos graves foram transportados de ambulância para as urgências hospitalares de Coimbra e os restantes dois para Aveiro. Os feridos ligeiros foram distribuídos por Aveiro e Coimbra.

O trânsito esteve cortada no nó da Mealhada desde as 10:50 até às 14:50, quando foi restabelecida a circulação.

Meios dos Bombeiros e do INEM, assim como da GNR e da Brisa estão empenhados na ocorrência (às 11:25 eram cerca de 130 operacionais e quase 60 viaturas). Foi ativado também um helicóptero do INEM estacionado em Viseu para a necessidade de evacuar feridos.

A GNR está a investigar a circunstâncias do acidente. Uma das vítimas mortais é o condutor e proprietário do autocarro.

(em atualização)

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780