ACeS garante que unidades de saúde de Valongo do Vouga e de Macinhata do Vouga vão continuar

1760
Pedro Almeida (ACeS do Baixo Vouga).

O Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) do Baixo Vouga garantiu a manutenção em funcionamento da Unidade de Cuidados de Saúde Partilhados (UCSP) Águeda I e dos seus pólos , “apesar de se antecipar um período de falta de recursos humanos.”

Informação transmitida após uma reunião com os presidentes das Juntas de Freguesia de Valongo do Vouga e Macinhata do Vouga.

“Preocupados com a iminência de, até final deste ano, passarem de cinco para dois médicos (que vão reformar-se), Luís Filipe Falcão e Pedro Marques , respetivamente presidentes da Junta de Valongo do Vouga e Macinhata do Vouga, solicitaram uma reunião com o presidente do ACeS, Pedro Almeida, que decorreu, no final da semana passada, online na Câmara de Águeda, que partilham da preocupação no que respeita à prestação de cuidados de saúde às populações locais”, adianta um comunicado das Juntas.

Está previsto a aposentação de três médicos da UCSP ainda este ano: um reformou-se no princípio do mês, outro deverá fazê-lo no primeiro semestre e outro ainda até final do ano. “Assim sendo, perante a possibilidade de a prestação de cuidados de saúde naquela unidade poder estar em causa, os autarcas agendaram esta reunião com o ACeS para encontrar uma solução”.

Na reunião, segundo o comunicado, “o presidente do ACeS não se comprometeu com uma solução definitiva, embora tenha deixado claro que as unidades funcionais de Valongo do Vouga e de Macinhata do Vouga irão manter-se ativas”.

Os autarcas consideram “imprescindível que a prestação de cuidados de saúde de proximidade continue a ser garantida e prioritária para defesa da comunidade e evitar os constrangimentos nos hospitais, defenderam os autarcas, frisando que esta população em concreto é a que mais longe está do Centro de Saúde de Águeda e do Hospital de Águeda”.

O diretor da ACeS informou que não existe “uma solução imediata para o problema e que o processo”, pelo “não será fácil nos tempos que se avizinham”, porque há mais médicos a reformarem-se do que novos clínicos.

A UCSP Águeda I tem unidades funcionais a trabalhar em Valongo do Vouga e Macinhata do Vouga, servindo uma população de cerca de 8 mil utentes.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.