
A ABIMOTA – Associação Nacional das Indústrias de Duas Rodas, Ferragens, Mobiliário e Atividades Complementares dos Setores Representados vai receber, entre 22 e 24 de setembro, uma ‘Missão Francesa’ em Portugal, organizada em parceria com o Cluster CARA – European Cluster for Mobility Solutions.
Durante três dias, cinco clusters franceses ligados à mobilidade sustentável e ao setor das bicicletas – CARA, Cygo, NextMove, ID4Mobility e Vélo Vallée – terão oportunidade de conhecer de perto o ecossistema industrial português e visitar empresas associadas da ABIMOTA: Triangle’s, Ciclofapril, Incycles, Unibike e Bikap e ainda o BIKiNNOV – Bike Value Innovation Center – Association.
Citado em nota de imprensa, Gil Nadais, Secretário-Geral da ABIMOTA, referiu que a missão “é um passo decisivo para reforçar a visibilidade internacional da indústria portuguesa das duas rodas”, considerando que “Portugal tem hoje uma posição de destaque na Europa, mas queremos ir mais longe, criando novas parcerias estratégicas e explorando colaborações que possam gerar relações comerciais de longo prazo”.
Para a associação, “é uma oportunidade única para mostrar a capacidade tecnológica, a inovação e a competitividade das empresas portuguesas” para “criar pontes que fortalecem a indústria em ambos os países”.
O principal objetivo da missão passa por “incentivar a criação de sinergias entre empresas portuguesas e francesas, potenciar parcerias de cooperação tecnológica e industrial e explorar novas oportunidades de internacionalização.”
A iniciativa insere-se na estratégia da ABIMOTA de afirmar Portugal como um polo europeu de referência no setor das duas rodas, promovendo não só a exportação, mas também o desenvolvimento de soluções conjuntas que respondam aos desafios da mobilidade sustentável.
A ABIMOTA foi fundada no dia 1 de julho de 1975, por um grupo de industriais ligados ao setor das duas rodas. Em 2003, a associação alargou o seu âmbito para incluir as indústrias de ferragens e mobiliário, integrando empresas destes setores. Conta com mais de 200 empresas associadas, que representam cerca de 11.800 postos de trabalho e contribuem com dezenas de milhões de euros para a produção nacional, com uma forte componente exportadora.
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e donativos
Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para fazer um donativo. Pode, também, usar transferência bancária, bem como ativar rapidamente campanhas promocionais (mais informações aqui).






