A seguir o Trilho das Levadas de Mansores

1036
PR11 de Arouca- Trilho das Levadas (foto de Américo Almeida).

Integrado no PR11 de Arouca- Trilho das Levadas, a carreira de moinhos da Barrosa, próximo do centro de Mansores – Arouca, é dos mais pitorescos e bucólicos trechos de todo o conjunto dos magníficos percursos arouquenses. E isto dito por quem já os percorreu todos mais que uma vez.

Por Américo Almeida *

Com passagens naturais sob um fechado bosque de carvalhos, loureiros e outras espécies, está dotado com alguns elementos de passadiço, com guardas, escadas e pontões, para uma melhor segurança e fruição. Um conjunto de cerca de uma dezena de velhos moinhos em carreira, aproveitando o forte desnível e a força das mesmas águas da ribeira da Barrosa.

PR11 de Arouca- Trilho das Levadas (foto de Américo Almeida).

Impressiona o trabalho envolvido na sua construção e na actividade de quem para ali carregava o cereal e depois no regresso com a farinha moída. A descer ou a subir era muito duro. É um local paradisíaco e só por si merece uma visita em qualquer altura do ano, sendo que com mais impacto quando a ribeira vai generosa de águas e se projecta com entusiasmo nas diversas cascatas. Mas mesmo num dia de Verão e calor, sabe bem aquela generosa sombra e a água que sempre corre.

Peca o conjunto, por a maioria estar em ruínas. Apenas um ou outro mais preservado. valeria a pena a sua requalificação, pelo menos compondo as paredes e refazer coberturas.
Mas mesmo assim é um local a merecer a visita e muitos olhares.

Escusado será dizer, até pela relativa proximidade a casa, que por lá passo em diferentes ocasiões. A ribeira da Barrosa é um afluente da ribeira de Vales ou rio Mau, por sua vez afluente da margem esquerda do rio Arda. Ficam de seguida alguns dos muitos olhares. O difícil é escolher.

* Grupo do Facebook Descobrir as Montanhas Mágicas.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780