A melhor “arma” da informação é a opinião

900

Como se costuma dizer, o povo é quem mais ordena, mas fazendo uma análise mais profunda como é que sabemos aquilo que o povo está a “ordenar”?

É por isso que recolher a opinião das pessoas é fundamental numa democracia, para sabermos o que fazer com base em opiniões fundadas sobre um determinado tema.
Por exemplo, sabemos que de 10 em 10 anos existem os Census. Esta recolha de informação permite saber um grande conjunto de informações a nível pessoal dos cidadãos para que o país esteja mais adaptado para tomar as atitudes mais corretas no futuro. Isto é feito com base num questionário abrangente, que pode ser respondido por todas as pessoas que vivem numa determinada habitação.
Por isso, sabemos que fazer perguntas é sempre um bom método para sabermos bastante mais sobre as pessoas que nos rodeiam, e sites como esse site onde se podem fazer questionários gratuitos através da internet, são ferramentas poderosas para sabermos e termos informação.
Mas, quando é que devemos fazer um questionário? Existem vários motivos e formas de fazer um questionário. Aqui ficam os mais comuns:

Sondagem empresarial

Por vezes as médias empresas gostam de fazer uma sondagem sobre as horas de trabalho, os horários, as condições em que trabalham, e outro tipo de perguntas. Neste caso, o questionário pode ser respondido de forma anónima.
Com algumas perguntas e opções de escolha múltipla, é fácil perceber se a empresa e os seus trabalhadores estão em sintonia, e se o trabalhador está feliz a trabalhar naquela empresa.

Estudo ou tese de mestrado

Normalmente existem pessoas a divulgar vários estudos para teses de mestrado, isso acontece porque é uma fase fundamental da tese de mestrado obter informação através do público alvo. Neste caso, o questionário pode ser um pouco mais extenso e contém perguntas apenas de um determinado assunto, para que as pessoas que estão familiarizados com o mesmo possam responder de forma rápida e eficaz.

Cara ou coroa, banana ou morango?

Existem também outras coisas que podem ser questionadas que são bastante mais simples, por exemplo saber o gosto de uma pessoa sobre um determinado assunto ou sabor porque isso pode ser feito em poucos minutos. Por exemplo, se quisermos saber para um site de receitas qual é a receita que deve ser feita em seguida ou aprofundados outros conhecimentos na matéria, podemos tomar a decisão com base nas respostas colocadas.

Opiniões políticas

Quando recebe uma chamada telefónica com uma sondagem, por exemplo na época das eleições, essa sondagem é feita com base em questionários. Embora esse questionário não sejam um questionário que possa preencher on-line, por outro lado a base que está por trás do método e da questão é exatamente a mesma. Portanto, se em algum contexto precisar de ter alguma opinião política ou uma opinião sobre um determinado tema, pode utilizar este método para fazer a sua questão de uma forma pertinente e relevante.

Neste caso, terminamos da mesma forma que começamos realçando o poder de informação e o facto de quando nós temos a maior quantidade de informação através das questões colocadas, conseguimos tomar também uma decisão mais acertada.

O Notícias de Aveiro tem canais próprios para informação institucional ou não jornalística  »» ler estatuto editorial.

Publicidade, Serviços & Donativos

Para conhecer e ativar campanhas em NoticiasdeAveiro.pt, assim como conhecer / requisitar outros serviços e fazer donativos, utilize a nossa plataforma online.

Comercio 780