A importância do cinema regional e o impacto além-fronteiras

494
Capa.

“Chapiteau de filmes – os filmes de Avanca em viagem desde 2008” é uma obra dedicada ao fascinante percurso dos filmes de curta e longa-metragem produzidos em Avanca e exibidos por todo o mundo.

Por António Costa Valente *

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Este livro oferece uma visão temporal, arrolada ao blogue que o autor tem mantido, sobre a prolífica produção cinematográfica regional, destacando-se como um exemplo notável de como o talento e a criatividade podem florescer longe dos grandes centros urbanos.

Os leitores são convidados a partir de viagem com os principais filmes nascidos em Avanca, explorando os momentos mais marcantes de cada produção.

As apostas e os aplausos nos festivais internacionais, cada página celebra as conquistas e os prémios que sublinham a qualidade e a paixão dos cineastas que marcam a regionalização do cinema português.

“Chapiteau de filmes” não é apenas um tributo ao cinema, mas também uma reflexão sobre a itinerância cultural. Este é um livro impresso de forma inclinada, porque assim fica mais perto de também ele partir de viagem.

Uma obra para cinéfilos e amantes da cultura, que sublinha a importância do cinema regional e o impacto que este pode ter além-fronteiras.

O livro (https://www.wook.pt/livro/viagens-pelo-eter-antonio-costa-valente/24367638) é publicado com o apoio da Direção Regional da Cultura do Centro e do CIAC – Centro de Investigação em Arte e Comunicação.

* António Costa Valente é professor universitário, cinestasta diretor do Cine Clube de Avanca, estando ligado à produção de imensos filmes. Dirige o Festival Internacional de Cinema AVANCA que no próximo mês de julho comemora a sua edição nº 28.  O livro será apresentado dia 22, pelas 15:00, no Espaço do Autor (Mercado José Estevão) da Feira do Livro de Aveiro.

Artigos relacionados

“O espaço mediático tem de ser conquistado pelo cinema português”

Filme e livro sobre a história do Festival de Avanca em foco nas terças de cinema no Aveirense

Fundador do Cine Clube de Avanca recebe distinção internacional

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.