“A Gastronomia das Nossas Memórias” com fins beneficientes

854
"A Gastronomia das Nossas Memórias".

A escolha por um livro de receitas de famílias é bem um exemplo de como a linguagem da alimentação, mesmo do seio das famílias, continua a ser um elemento de aproximação e é, seguramente, uma das memórias mais vivas de que foi educado a comer em casa.

Por Virgílio Nogueiro Gomes *

O livro “A Gastronomia das Nossas Memórias” (Coordenação: Luísa Brito e Cunha, Maria João Ferro e Regina Lagoà) tem o condão de nos fazer sentir aconchegados. Lançamento durante o outono, que nos cheira a inverno, remete-nos para apetecer comer em casa e com lembranças, sem que disso tivéssemos consciência, nos educámos com o nosso gosto.

Este livro foi concebido e promovido pela Soroptimist Portugal que tem como objetivo angariar fundos para combater a violência doméstica. Em Portugal surge em 1984 e em 1985 nasce o primeiro clube português e depois assistimos ao nascimento de outros clubes havendo um total de nove portugueses.

A escolha por um livro de receitas de famílias é bem um exemplo de como a linguagem da alimentação, mesmo do seio das famílias, continua a ser um elemento de aproximação e é, seguramente, uma das memórias mais vivas de que foi educado a comer em casa. Ou das lembranças de quando se ia visitar a família distante e recordar os doces que sempre havia feitos pelos donas de casa. Muitas vezes a transmissão de uma receita por via oral perdia alguns detalhes pois, quem fazia, assumia todos os detalhes, fazendo. O livro é também um convite / desafio para ir à cozinha recordar outros tempos, e outros prazeres.

A tradição de produzir livros com fins beneficentes é antiga. Na minha biblioteca há um dos mais antigos, 1899, “Cosinha Portugueza ou Arte Culinaria Nacional”, com a menção: “produto aplicado a um fim piedoso”, que foi o de apoiar o Instituto Pão de Santo António em Coimbra; e ainda em 1963 o livro “Cooking in Portugal” editado por American Women of Lisbon destinada a sua venda para Instituições de Caridade Portuguesa; em 1960 em Moçambique é publicado o livro “Coisa Boas”, pela Associação das Obras Assistenciais das Conferências Femininas de S. Vicente de Paula, anos 90 o livro “Segredos de Leoa”, do Lions Clube de Setúbal; em 2000 “Si la sauce est trop salée…” , por Ida Mary Turner Donnat, e o proveito para o Convento dos Cardaes em Lisboa; em 2003 o livro “Receitas do Convento dos Cardaes”, por Graça Sá-Fernandes para proveito daquele convento e em 2015 uma segunda edição ampliada e melhorada.

Parabéns e aproveitem a época natalícia para apoiar esta nobre causa. Vendas através de: www.edicoesmahatma.pt .

* Especialista em gastronomia. Artigo publicado originalmente em https://www.virgiliogomes.com .

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.