A distância e a saudade

1355
"Bento Sul", de Ana Marques.
Smartfire 728×90 – 1

“Bento Sul” é um conjunto de poemas que versam a Torreira, a distância e a saudade: “porque há uma sirga que te prende e segura / a esta saudade que não tem cura”.

Por Maria Ana Rendeiro Marques *

Mas há uma casa antiga que nos amarra a um passado escrito em adobo e encharcado de mar. E o teu nome, Torreira, todas as manhãs o repito secretamente num canto escondido da memória.

O teu nome que é um eco de lonjura, uma promessa da infância recuperada naquela noite em que a nortada decantou as lágrimas adormecidas e com elas rasgou praias abertas.

O teu nome, Torreira, onde durante séculos as emoções reprimidas dos homens tantas vezes levantaram madeira com violência, onde a fúria incontida do mar exigiu resgates fabulosos e heróicos, onde apesar de tudo o sal de incontrolável pranto conservou ao longo dos invernos o betume dos barcos.

Onde as nossas mulheres, com os seus olhares compassivos cor de avelã, cor de azeitona, cor de xisto, toda a vida sossegaram e embalaram sonhos e desesperos, num elegante e discreto balouçar de canastras, construindo improváveis pontes entre as almas desgastadas.

Torreira, onde os dedos do futuro buscam insaciavelmente a história do que fomos, num horizonte sem fim de partidas e chegadas, raízes de moliço desenhadas no céu azulado das terras marinhas e na melancolia inconsolável dos regressos adiados.

“Romaria”

E o silêncio se fez areia
e o silêncio se fez povo
e bruscamente o silêncio
fez-se silêncio de novo.
Ficou o eco dos arcos
ao subir a avenida
ficou a sombra dos barcos
na mancha azul da partida.
Já não há multidão
desmancharam os carrosséis
já lá vai a procissão
abalaram os mercantéis.
Foi-se a última atalaia
foi-se a última bateira
e o silêncio se fez praia
e o silêncio se fez Torreira.

* Escritora. https://www.facebook.com/ana.marques.543

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780