
Uma “megaoperação” culminou na detenção de três dezenas de pessoas supostamente envolvidas numa rede de tráfico de droga que atuava nos distritos de Aveiro e Porto, anunciou o Comando Territorial de Aveiro da GNR.
A operação foi levada a cabo pelo Núcleo de Investigação Criminal de Oliveira de Azeméis “no âmbito de uma investigação criminal que decorria há vários meses”.
A “organização criminosa” está ainda indiciada por posse de armas de fogo e outros ilícitos conexos.
A GNR procedeu à detenção de 26 suspeito (5 mulheres e 21 homens) com idades compreendidas entre os 17 e os 61 anos. Na lista de apreensões figuram cerca de 40 quilos de haxixe, correspondentes a aproximadamente 80 mil doses individuais, entre outro produto estupefaciente e diverso material relacionado com a atividade criminosa.
Os detidos serão presentes amanhã, dia 8 de julho, durante a tarde, no Tribunal Judicial de Santa Maria da Feira, para primeiro interrogatório judicial e aplicação das medidas de coação.
Segundo a GNR, “a investigação permitiu identificar uma estrutura criminosa organizada e com significativa capacidade logística, que operava de forma permanente e coordenada, assegurando o abastecimento, transporte, armazenamento e distribuição de substâncias estupefacientes nos distritos de Aveiro e Porto”.
A rede operava nos concelhos de Aveiro, Arouca, Estarreja, Vale de Cambra, Albergaria-a-Velha, Oliveira de Azeméis, São João da Madeira, Vila Nova de Gaia e Porto, “abastecendo uma vasta rede de consumidores e recorrendo a diversos locais para ocultação, preparação e distribuição do produto estupefaciente”.
A investigação apurou ainda que “a atividade criminosa era desenvolvida em zonas urbanas de elevada concentração populacional e em locais frequentemente utilizados por jovens, incluindo áreas envolventes de estabelecimentos de ensino, procurando explorar a vulnerabilidade dessa população para a angariação de consumidores e expansão da atividade ilícita”.
- Cumpridos 11 mandados de detenção, 43 buscas domiciliárias e 44 buscas não domiciliárias;
- A GNR empenhou “um elevado dispositivo operacional composto por militares da Guarda de diversas valências, apoiados por militares da Unidade de Intervenção, equipas cinotécnicas, equipas de investigação criminal, criminalística e outras especialidades. Aoperação contou ainda com o apoio da Polícia de Segurança Pública”.
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Adicionar Notícias de Aveiro às suas fontes preferidas no Google.
Montra Online NotíciasdeAveiro.pt
Consulte as oportunidades (artigos e serviços).
Publicidade e donativos
Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para fazer um donativo . Pode, também, usar transferência bancária, bem como ativar rapidamente campanhas promocionais ( mais informações aqui ).






