Idosos (Foto genérica).

À pergunta “O país está preparado para o envelhecimento da população?”, a resposta é não! “O país trata os mais velhos com a dignidade que merecem, estando atento às dificuldades que os assolam?” A resposta também é não! Basta estar atento às notícias dos jornais e deparamo-nos com a justificação para o “não” na resposta às duas questões.

Por Maria do Rosário Gama *

A velhice não se enjeita
Como o lixo da calçada
País que os velhos rejeita
Não é país, não é nada!
(Zeca Afonso)

Há poucos dias a APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima revelou num relatório que a violência sobre os mais velhos aumentou nos últimos 5 anos sendo os filhos os principais agressores!

No dia 16 de junho a GNR fechou nove lares ilegais em Lousada e deteve sete suspeitos de maus-tratos que atingiram 160 pessoas mais velhas, tendo quatro morrido. Os idosos passavam fome, eram agredidos, havia falta de cuidados de higiene, eram forçados a dormir no chão. Apesar dos maus tratos terem sido detectados há dois anos, houve atraso na recolha de provas… (sem comentários).

Entretanto, no recente congresso do PSD, o Sr. Primeiro-Ministro anunciou a criação de um “Fundo Soberano”, sem fornecer quaisquer detalhes. Esperamos que não seja o excedente nem o Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social a servirem para alimentar esse fundo. O dinheiro da Segurança Social é pertença exclusiva dos contribuintes, e destina-se a pagar pensões, prestações sociais, …

No tempo da troika, o Governo vendeu as empresas estratégicas que davam lucro, agora não têm margem de manobra financeira pois não há excedente. Assim, é legítimo perguntar de onde vem o dinheiro: aumenta o deficit? Aumentam os impostos?

Entretanto, o Expresso, através da jornalista Elisabete Miranda, publicitou um pequeno anexo que o relatório do FMI dedica às pensões intitulado “Reformar o sistema de pensões: As propostas do Livro Verde e outras opções”. O Livro Verde foi encomendado pelo anterior Governo mas engavetado por Rosário Palma Ramalho que, entretanto, encomendou novas contas e propostas a uma equipa de 12 técnicos encabeçada pelo economista Jorge Bravo, cujo trabalho deverá chegar à secretária da ministra no dia 30 deste mês. Para já, o FMI
olha para o trabalho que já foi feito e considera que “a maioria das recomendações do Livro Verde deverá contribuir para melhorar o sistema de pensões”. Ainda segundo Elisabete Miranda, numa parte do relatório, pode ler-se que “Pensões mais baixas e de viuvez são
demasiado generosas” e o FMI sugere revisão!

Relatório de Jorge Bravo e relatório do FMI? Coincidência?! Quais serão os “planos?! Exigimos respeito! Queremos viver num país em que pensionistas e, em geral, as pessoas mais velhas não sejam usadas e destratadas, com fins inconfessáveis!

* Presidente da APRe! Associação de Aposentados Pensionistas e Reformados.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Adicionar Notícias de Aveiro às suas fontes preferidas no Google.

Montra Online NotíciasdeAveiro.pt

Consulte as oportunidades (artigos e serviços).

Publicidade e donativos

Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para fazer um donativo . Pode, também, usar transferência bancária, bem como ativar rapidamente campanhas promocionais ( mais informações aqui ).