
O BIKiNNOV, Centro de Tecnologia e Inovação (CTI), com sede em Águeda, aproveitou a recente presença na Portugal Smart Cities Summit 2026, em Lisboa, parea apresentar, entre outras inovações, “dois protótipos de bicicletas” que foram “concebidos com foco na inovação mecânica, eficiência estrutural e adaptação às novas exigências da mobilidade urbana”.
“Os modelos despertaram a atenção de visitantes, parceiros e profissionais do setor pela abordagem diferenciadora ao design e à funcionalidade aplicada à mobilidade inteligente”, refere a associação.
O CTI deu a conhecer, ainda, um protótipo de um sistema de amortização destinado a cargo bikes que foi desenvolvido para “responder a um dos principais desafios associados ao transporte urbano de carga: a estabilidade, segurança e conforto durante a condução, especialmente em contexto urbano e em percursos irregulares.”
Uma solução que “incorpora um sistema de suspensão frontal com amortecedor, capaz de absorver impactos e melhorar significativamente o comportamento dinâmico do veículo.”
Entre os aspetos “mais diferenciadores” é destacado “o reduzido custo de produção quando comparado com outras soluções semelhantes atualmente existentes no mercado”, dada “a simplicidade construtiva, aliada à eficiência mecânica e à facilidade de integração em diferentes plataformas de cargo bikes”, o que “posiciona esta tecnologia como uma alternativa inovadora, acessível e com elevado potencial de aplicação prática em soluções de logística urbana sustentável.”
O BIKiNNOV apresentou-se no stand do INOVC+, que reuniu “vários parceiros do consórcio e algumas das mais promissoras tecnologias desenvolvidas no âmbito da inovação, sustentabilidade e transferência de conhecimento para o mercado.”
O INOVC+ é um programa estratégico para a Região Centro que consiste na implementação e consolidação de um Ecossistema de Inovação para a Transferência de Conhecimento e Tecnologia que, num contexto de trabalho em rede de 23 parceiros.
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Montra Online NotíciasdeAveiro.pt
Consulte as oportunidades (artigos e serviços).
Publicidade e donativos
Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para fazer um donativo . Pode, também, usar transferência bancária, bem como ativar rapidamente campanhas promocionais ( mais informações aqui ).






