Estação da CP, Avanca.

A Infraestruturas de Portugal vai proceder à reabilitação do edifício de passageiros da estação de Avanca, no concelho de Estarreja, da Linha do Norte.

A elaboração do projeto dos trabalhos de melhoramentos foi adjudicada por 60 mil euros. O prazo de execução é de 240 dias.

O edifício de passageiros foi originalmente edificado em 1913. Destacam-se os elementos decorativos nas fachadas, incluindo painéis de azulejo da autoria da dupla de ceramistas aveirenses Licínio Pinto e Francisco Pereira (1929 , Fábrica da Fonte Nova, Empresa de Louças e Azulejos de Aveiro)”.

A antiga estação encontra-se, que inclui duas frações de habitação, atualmente desocupada, devoluta e sem serviço ferroviário.

Os jardins adjacentes, a norte e a sul ,carecem de manutenção, com degradação da iluminação pública.

A IP assume que “a situação atual do edifício afeta a sua estrutura, e põe em causa a sua viabilidade e o seu valor patrimonial” e “desvaloriza a estação e o serviço prestado”.

O projeto destina-se “a reabilitar o edifício de passageiros, garantir a sua integridade estrutural, a reabilitação integral do seu exterior (incluindo restauro dos painéis de azulejos existentes), do seu interior (para posterior utilização), e dos espaços de jardins adjacentes.

A IP pondera entregar o edifício a terceiros “num modelo de negócio global em subconcessão única”.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e donativos

Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para fazer um donativo. Pode, também, usar transferência bancária, bem como ativar rapidamente campanhas promocionais (mais informações aqui).

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.