
A Turismo Centro de Portugal apresentou, na Aldeia Histórica de Marialva, o guia “Aldeias com História – Centro de Portugal”, uma edição especial do Boa Cama Boa Mesa, que será distribuída a nível nacional no dia 28 de novembro com o jornal Expresso. O lançamento juntou várias dezenas de autarcas, parceiros institucionais e operadores turísticos, numa sessão realizada na unidade turística Casas do Côro.
O guia “Aldeias com História – Centro de Portugal” resulta de um trabalho colaborativo entre a Turismo Centro de Portugal, os guias “Boa Cama Boa Mesa”, os municípios envolvidos e três PROVERE (Programas de Valorização Económica de Recursos Endógenos): Aldeias Históricas de Portugal, Aldeias de Montanha e Aldeias do Xisto.
Nas suas 36 páginas, o guia dá a conhecer 24 aldeias representativas da região. Em cada uma delas, é explicado o seu contexto histórico e geográfico e são sugeridas visitas a não perder. Testemunhos de habitantes, bem como curiosidades e elementos de identidade, são outros dos destaques, num equilíbrio entre reportagem, narrativa humana e informação turística.
Durante a apresentação, intervieram César Figueiredo, Presidente da Câmara Municipal de Mêda, Miguel Pacheco, Diretor de Negócios do Expresso, Rui Ventura, Presidente da Turismo Centro de Portugal, e ainda Paulo Romão, proprietário das Casas do Côro. O evento incluiu ainda um momento de convívio regional, com produtos locais.
O guia “Aldeias com História – Centro de Portugal” apresenta oito Aldeias do Xisto, oito Aldeias de Montanha e oito Aldeias Históricas de Portugal. A saber: Castelo Mendo, Castelo Novo, Idanha-A-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Piódão, Sortelha e Trancoso (Aldeias Históricas de Portugal); Alcaide, Algodres, Alvoco das Várzeas, Cortes do Meio, Folgosinho, Loriga, Manteigas e Videmonte (Aldeias de Montanha); Aigra Nova, Aldeia das Dez, Benfeita, Casal de São Simão, Fajão, Figueira, Janeiro de Cima e Sobral de São Miguel (Aldeias do Xisto).
Com esta iniciativa, a Turismo Centro de Portugal reforça a aposta estratégica na promoção dos territórios de baixa densidade, promovendo o seu desenvolvimento económico e cultural e contribuindo para um turismo mais equilibrado, sustentável e distribuído por toda a região.
“As aldeias do Centro de Portugal são ativos maiores da identidade e da diferenciação do nosso território. Neste guia procuramos mostrar exatamente isso: aldeias que preservam a memória, mas que também se reinventam com criatividade, sustentabilidade e uma profunda ligação às suas comunidades. O que hoje apresentamos são 24 exemplos de um Centro de Portugal humano e autêntico. São territórios que inspiram, destinos de referência para quem procura descobrir Portugal de forma consciente e sustentável. A concretização deste projeto demonstra o que podemos alcançar quando autarquias, entidades regionais e parceiros privados trabalham com objetivos comuns. O Centro de Portugal continuará a afirmar-se como uma região onde a cooperação gera resultados e onde cada investimento, por pequeno que pareça, contribui para um país mais coeso, mais competitivo e mais preparado para o futuro” – Rui Ventura, Presidente da Turismo Centro de Portugal.
TCP
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