Paços de Concelho de Oliveira de Azeméis.

A remodelação da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Ossela vai arrancar em janeiro de 2026, anunciou hoje a Câmara de Oliveira de Azeméis.

O investimento nesta operação é cerca de de 11,5 milhões de euros, sendo financiado pelo Programa Regional NORTE 2030, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), com uma taxa de cofinanciamento de 70% (8 milhões de euros).

A obra é apresentada como “uma intervenção estruturante no sistema intermunicipal de tratamento de águas residuais que serve freguesias dos concelhos de Oliveira de Azeméis e Vale de Cambra, abrangendo um universo de cerca de 26 mil habitantes.”

Com mais de 20 anos de atividade, a ETAR “será modernizada de forma a corrigir limitações de conceção e de operação que têm condicionado o seu desempenho.”

“O projeto visa assegurar o cumprimento integral das normas legais de descarga, proteger as massas de água do rio Caima e aumentar a eficiência energética, reduzindo emissões de odores e promovendo a reutilização parcial da água tratada, num contexto de sustentabilidade e economia circular”, explica uma nota camarária.

Com a remodelação da ETAR e a beneficiação dos emissários associados, o subsistema passará a assegurar cobertura total nas áreas drenantes servidas por esta infraestrutura, garantindo o tratamento adequado de todos os efluentes recolhidos e beneficiando mais de 10 mil novos utilizadores.

De acordo com o município, o “subsistema de Ossela serve atualmente freguesias dos concelhos de Oliveira de Azeméis e Vale de Cambra, apresentando valores de cobertura distintos”.

Assim, a freguesia de Ossela regista uma taxa de cobertura de 44,1% e uma taxa de serviço de 26,9%, enquanto em Pindelo esses valores são de 58,5% e 54,6, respetivamente. Já nas freguesias de Vale de Cambra abrangidas pelo sistema, a taxa média de cobertura situa-se entre 65% e 70%.

Artigo relacionado

Obra de 10,5 milhões de euros vai modernizar ETAR que há 20 anos serve Azeméis e Vale de Cambra

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e donativos

Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para fazer um donativo. Pode, também, usar transferência bancária, bem como ativar rapidamente campanhas promocionais (mais informações aqui).