Junta de Freguesia de Aradas.

Catarina Barreto, recandidata ao terceiro mandato a Aradas, será, por estes dias, a maior de ‘dor de cabeça’ da maioria PSD-CDS-PPM nas Juntas de Freguesia, com o episódio mais recente de um desgastante rol de polémicas, queixas e processos judiciais (cruzados) que duram desde 2019.

Além da ‘marcação cerrada’ da oposição na Assembleia de Freguesia (movimentos independentes e PS), a autarca  teve de enfrentar divergências internas que levaram à demissão do seu tesoureiro, Rui Diogo, em 2019.

Artigos relacionados

Executivo da Junta de Aradas “não tem nada a esconder”

Aveiro: Ex tesoureiro da Junta de Aradas passa a vogal da Assembleia de Freguesia

Em 2021, a Junta de Freguesia chegou a estar sem verbas da delegação de competências da Câmara, devido ao repetido ‘chumbo’ do plano e orçamento, também com votos contra de elementos da maioria, obrigando Ribau Esteves, presidente da Câmara, a intervir.

Dois anos depois das primeiras ‘investidas’ da oposição e problemas internos, a autarca até conseguiu a reeleição com mais votos, mantendo 7 eleitos, contra 3 do movimento ‘Sentir Aradas’ e outros 3 do PS’.

Artigos relacionados

Aveiro: Junta de Aradas vê GOP e delegação de competências aprovadas após negociações

Intervenção de Ribau Esteves salvou maioria PSD-CDS em Aradas

Catarina Barreto chegou a ‘responder’ num processo crime por outras denúncias, incluindo prevaricação, entretanto arquivado. Queixas na Comissão Nacional de Eleições (CNE) ainda decorrentes de 2021 tiveram o mesmo seguimento.

Artigo relacionado

Arquivado processo contra presidente da Junta de Aradas, em Aveiro, por prevaricação

Aveiro: Arquivada queixa contra presidente da Junta de Aradas

O movimento ‘Sentir Aradas’ teve de recorrer às instâncias judiciais para obter documentos que não lhe estariam a ser facultados pela Junta desde maio deste ano, incluindo cotizações para a ADSE (+ info), que vinham já a ser questionadas em cartas anónimas.

Uma ‘visita’ da Inspeção Geral das Finanças na sequência de queixas de funcionárias voltou a apontar os ‘holofotes’ para as práticas da maioria em Aradas.

Artigo relacionado

Inspeção Geral das Finanças está na Junta de Aradas

Agora ressurge o ‘caso ADSE’, há muito em ‘lume brando’, motivado pelo benefício indevido de verbas e a exigência de devolução. Mais um ‘caso’ em véspera de ato eleitoral que a oposição aproveita.

Catarina Barreto afirmou-se como apoiante desde a primeira hora da candidatura de Luís Souto à Câmara de Aveiro, que tem retribuído, mantendo a confiança na autarca e também na sua recandidatura, mesmo depois de equacionado internamente outro ‘futuro’ político.

Artigo relacionado

Autárquicas’25 / Aveiro: Luís Souto mantém confiança no “excelente trabalho” de Catarina Barreto

Discurso direto

“Não praticou qualquer ilegalidade? Praticou, sim. Prestou falsas declarações. Devolveu a ADSE o dinheiro referente ao valor das comparticipaçoes que não lhe deveriam ter sido pagas? Não é a oposição que denigre a imagem da presidente da junta de freguesia de Aradas. São os seus comportamentos. Validados pelo candidato da coligação Aliança com Aveiro a Câmara Municipal. Para ele está tudo bem” – Paula Urbano, presidente do PS concelhio de Aveiro.

“Ficamos todos a saber que a Aliança e o seu cabeça de lista à Câmara Municipal de Aveiro levam nas suas listas alguém capaz de agir desta forma despudorada, ilegal e inaceitável, alguém que o TAF condenou a ser transparente, alguém que, para sacudir a água do seu capote, não hesita em atribuir culpas pela sua acção dolosa aos funcionários da JF de Aradas e à ADSE, quando, na sua qualidade de jurista ou advogada, era sua obrigação saber o que diz desconhecer: um autarca eleito não pode descontar como funcionário da autarquia para a qual foi eleito” – Diogo Machado, Chega.

“Estranha-se também que procure agora atribuir responsabilidades aos serviços da Junta, quando é, afinal, responsável política por tudo o que ali acontece” – João Moniz, Bloco de Esquerda.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e donativos

Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para fazer um donativo. Pode, também, usar transferência bancária, bem como ativar rapidamente campanhas promocionais (mais informações aqui).