IEFP, Aveiro.

Os trabalhadores com vínculo precário “continuam a ser as principais vítimas do desemprego” no distrito, alerta a União de Sindicatos de Aveiro (USA).

No passado mês de Maio, 37,49% dos desempregados que se inscreveram nos centros de emprego do distrito (Aveiro e São João da Madeira) tinham vínculo precário, refere um ponto de situação estatístico analisado pela estrutura sindical.

De acordo com os dados publicados pelo Instituto de Emprego e Formação Porfissional (IEFP), o número de desempregados registados no distrito, em Maio último, era de 19.037 (menos 143 desempregados que em Abril).

Em termos homólogos o desemprego no distrito de Aveiro “aumentou 460 desempregados registados, contrariando a tendência do continente que diminuiu 8.440”.

Dos 19.037 desempregados registados em Maio de 2025 no IEFP, apenas 14.045 recebiam protecção social de desemprego, com o valor médio de 662,96€, pouco acima do limiar de
pobreza (632€).

No entanto, usando os dados do primeiro trimestre de 2025 divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a USA calcula que o desemprego estatístico no distrito de Aveiro “esteja próximo dos 38.000 trabalhadores desempregados”.

O número de desempregados registados representa 5,60% da população activa do distrito.

  • Em termos de variação mensal o desemprego registado aumentou em 10 concelhos: (Albergaria- a-Velha, Anadia, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Ovar, Santa Maria da Feira, Sever do Vouga e Vagos) e diminuiu em 9 concelhos: (Águeda, Arouca, Castelo de Paiva, Espinho, Mealhada, Oliveira de Azeméis, Oliveira do Bairro, São João da Madeira e Vale de Cambra);
  • As mulheres continuam a ser mais afectadas: são 10.811 em Maio de 2025, 56,79% dos desempregados registados no distrito;
  • Os desempregados de longa duração atingem 7.118 trabalhadores, 37,39% do desemprego registado no distrito;
  • O desemprego registado dos jovens com idade inferior a 34 anos é de 5.754, ou seja 30,23% do desemprego registado no distrito;
  • Aveiro mantém-se o quinto distrito com mais desemprego registado.

    Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e donativos

Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para fazer um donativo. Pode, também, usar transferência bancária, bem como ativar rapidamente campanhas promocionais (mais informações aqui).