Paços de Concelho, Mealhada.

A Câmara Municipal da Mealhada vai assinalar o Dia do Município, 29 de maio, com a homenagem aos trabalhadores que cumprem, este ano, entre 25 anos de serviço. A cerimónia está marcada para as 10h00, no Cineteatro Messias. O dia é marcado pela tradicional Romaria da Ascensão ao Bussaco.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

O Cineteatro Messias recebe a cerimónia solene do Dia do Município, logo pelas 10h00, que coloca os trabalhadores do Município no centro do palco. “É a ocasião em que distinguimos os colaboradores com 25 anos de casa pela dedicação e esforço ao serviço da comunidade. E estendemos este reconhecimento a todos os nossos colaboradores que, diariamente, pugnam por prestar o melhor serviço aos nossos munícipes”, refere António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada.

A tarde centra-se na Mata Nacional do Bussaco, onde a Fundação Mata do Bussaco organiza a Feira de Artesanato e a Feira da Ascensão.

O Feriado Municipal da Mealhada, na quinta-feira da Ascensão, reveste-se de um simbolismo que remonta ao final do séc. XIX, em que a população, subia ao ponto mais alto do concelho, a Mata Nacional do Bussaco, celebrando a Ascensão de Jesus ao céu, 40 dias após a Páscoa. Atualmente, o dia ainda é de romaria, com alguns grupos folclóricos e etnográficos a organizarem a caminhada, enquanto a maior parte das famílias opta pelo carro para ir ao Bussaco, ver a Feira de Artesanato, a Feira da Ascensão e a habitual atuação dos ranchos e grupos etnográficos.

“É um dia de encontro das famílias e amigos, uma oportunidade para visitar ou revisitar o Bussaco e usufruir de um espaço natural absolutamente mágico e único no país”, sublinha o autarca.

Programa

10h00 l Cineteatro Messias l Cerimónia Oficial Dia do Município, com abertura da Oficina de Música da EB2 da Mealhada
Romaria da Ascensão l Mata Nacional do Bussaco
Todo o dia l Feira de Artesanato l Jardins do Palace Hotel do Bussaco
Todo o dia l Feira da Ascensão l Portas de Sula
17h00 l Atuação de Ranchos e Grupos Etnográficos

Câmara da Mealhada

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.