Aveiro / Matilhas: PAN questiona Câmara sobre aplicação de “recomendações” do ICNF

1134
Eleitos do PAN oferecem ração para alimentar matilhas (Aveiro).

Os dois deputados eleitos do PAN na Assembleia Municipal (AM) de Aveiro infringiram o regulamento local que proíbe a alimentação de animais de rua, oferecendo 100 quilos de ração a uma ativista da causa animal que acompanha matilhas existentes em Eixo.

Na última reunião do ‘parlamento’ aveirense, realizada sexta-feira passada, o vogal Pedro Rodrigues aproveitou o período antes da ordem do dia para deixar várias questões à Câmara sobre a problemática.

Quis saber a resposta dada a “recomendações” feitas pelo Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) para a captura dos animais errantes e a criação de um parque de matilhas (alvo já de propostas do PAN), em articulação com outros municípios e associações, aproveitando apoios públicos atribuídos para o efeito.

Numa altura em que “voltaram os relatos” de ataques de matilhas, nomeadamente em S. Jacinto. Pedro Rodrigues lamentou a recusa de propostas do PAN, imputando à edilidade uma “postura passiva, para não dizer negligente”.

As questões ficaram sem resposta na AM da parte do presidente da Câmara, pelo menos no período antes da ordem do dia.

No comunicado a pretexto da oferta da raça para animais errantes, o PAN volta a lamentar que a autarquia continue “a não cumprir a legislação na área animal”, não recolhendo os animais e o concelho continue sem um Centro de Recolha Oficial de Animais.

Os animais “são deixados a morrer à fome, sendo que estes tendem a deslocar-se em matilha à procura de alimento, podendo atacar outros animais e podendo constituir perigo na via pública, sendo frequentes os atropelamentos” ou “são alimentados em sítios específicos para o efeito na zona onde se encontram, evitando assim a sua deslocação, o que o PAN também já propôs em Assembleia Municipal.”

Após intervenção de cuidadoras das matilhas, o presidente da Câmara anunciou uma “operação especial ” conjunta com o ICNF e a GNR para a captura das matilhas. Entretanto, informa o PAN, já nasceram mais ninhadas “e em pouco tempo a matilha de Eixo voltará aos 50 cães.”

Artigo relacionado

Câmara de Aveiro garante vai fazer uma nova tentativa de captura dos animais que têm assustado moradores e turistas

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.