8 dicas para um Natal mais sustentável

945
Percursos do BioRia, Estarreja.
Comercio 780

Tente fazer uma das suas atividades festivas um passeio pelo seu parque local ou reserva natural. Algum tempo gasto na floresta pode ser o presente perfeito para seu próprio autocuidado.

Forest Stewardship Council (FSC) *

A atipicidade inerente ao ano corrente, em virtude da pandemia, não é impeditiva da aproximação constante ao Natal, sinónimo de celebração, felicidade e união. Estando cada vez mais perto de esta época que é marcada, em geral, por muitas trocas de presentes, enfeites e mesas fartas, tornando-se, dessa forma, o período de maior consumo e desperdício do ano.

Neste sentido, deixamos algumas dicas para que possa ter um Natal mais consciente e sustentável.

1. Compre apenas o que faz falta

Comida, roupa, assessórios… hoje em dia tudo está à distância de um clique, mas devemos ter consciência dos impactos das nossas escolhas. Não desperdice comida, opte por vestuário em segunda mão ou proveniente de fibras sustentáveis e adquira apenas o que realmente necessita.

2.Procure saber qual a origem dos produtos que compra

Pensar na origem em termos de matéria prima dos produtos, é uma forma de mitigar a pegada ecológica. Reduza ao máximo o uso de produtos de origem fóssil como plástico e se optar por produtos de base florestal, procure sempre a marca FSC, tendo a garantia de que estes provêm de florestas bem geridas.

3.As árvores de Natal podem contribuir para uma gestão florestal ativa

A escolha por árvores de Natal naturais tem ganho cada vez mais destaque, mas podemos tomar essa opção de forma conscientes e escolhermos um pinheiro proveniente de um desbaste, ou seja, de uma operação de limpeza do terreno que contribui para a prevenção de incêndios.

papel4.Reutilizar continua a ser a palavra de ordem

A reutilização do papel ou embalagens para embrulhar os seus presentes, pode parecer uma pequena ação, mas tem um grande impacto. Em alternativa, sugerimos a utilização de papel com certificação FSC, garantindo que não está a comprometer os valores ambientais e sociais da floresta que lhe deu origem.

5.Reciclar reduz a pressão sobre os recursos naturais

A reciclagem deve fazer parte do nosso dias-a-dia, por isso não esqueçamos de o fazer mas nesta época festiva. Recicle cartões, papel de embrulho e embalagens. Não utilize fitas ou enfeites, uma vez que não podem ser reciclados e porque uma vez descartados podem constituir “armadilhas” para animais e contribuem para a poluição dos ecossistemas.

6.Apoie boas causas

Aproveite as vendas de Natal solidárias, para procurar lembranças simbólicas e que ao mesmo tempo ajudem Organizações de cariz social ou ambiental.

7.Ponha a mesa de forma sustentável

Evite toalhas de mesa e guardanapos de uso único e opte por materiais com ciclos de vida mais longos. Se optar por papel, não se esqueça de procurar a “árvore” na embalagem do produto.

8.Reconecte-se com a natureza

Este tempo de festas é sobre passar tempo com amigos e familiares. Tente fazer uma das suas atividades festivas um passeio pelo seu parque local ou reserva natural. Algum tempo gasto na floresta pode ser o presente perfeito para seu próprio autocuidado.

Lembre-se, neste Natal faça escolhas responsáveis!

* O FSC é uma organização sem fins lucrativos, de âmbito internacional, dedicada à promoção de uma gestão florestal ambientalmente adequada, socialmente benéfica e economicamente viável. Artigo original em https://pt.fsc.org/

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.