Aos 50 anos, freguesia de São Bernardo caminha para ser integrada na cidade de Aveiro

4248
Palmeira assinala 50 anos de São Bernardo.
Dreamweb 728×90 – Video I

“Orgulho e responsabilidade acrescida”. O presidente da Junta de Freguesia de São Bernardo expressou, assim, o seu estado de espírito na sessão solene que assinalou, esta sexta-feira à noite, a passagem do 50º aniversário da emancipação da então freguesia mãe, a Glória.

Henrique Vieira evocou a figura do Padre Félix, já falecido, que, após entrar na paróquia de São Bernardo, foi dos que mais força deu à pretensão das gentes locais. Não deixou ainda de “honrar o legado histórico” das “forças vivas, coletividades e antigos autarcas”

São Bernardo não quer viver só do passado e tem “projetos e sonhos” para “melhorar a qualidade de vida” dos seus habitantes. Como a requalificação do polidesportivo, do parque da freguesia ou da Quinta do Peixinho. Espera também pela nova Escola Básica 1, que vem “resolver problemas de fundo, dando melhores condições” à comunidade educativa.

O único “lamento” que se ouviu do autarca foi por “chegar a este dia sem resposta” quanto ao futuro do antigo centro de saúde mental, uma “luta que não está esquecida”, tendo em vista a reabertura do espaço. “É nosso por direito e está destinado a serviços da comunidade”, referiu Henrique Vieira.

As comemorações, que começaram com a plantação de uma palmeira, símbolo de São Bernardo, vão prolongar-se durante um ano, findo o qual será apresentado o livro sobre 50 anos da freguesia, entre muitos eventos culturais e desportivos.

São Bernardo reconhecida formalmente como parte integrante da cidade

Já o presidente da Câmara anunciou que o futuro da freguesia passa por ser reconhecida como parte integrante da cidade. “Já tem essa dinâmica urbana, mas este ano vamos formalizar, ficar na lei”.

Ribau Esteves garantiu ainda “muito empenho” na requalificação da unidade de saúde, a par de Oliveirinha, o que vai obrigar a usar contentores para as consultas durante alguns meses.

“Nos próximos dias” avançará também a requalificação da estrada principal de São Bernardo. Já a inauguração da EB 1 acontecerá já este ano.