Ecocentro Municipal de Aveiro entrou em atividade

1426
Ecocentro municipal, Aveiro.
Smartfire 728×90 – 1

O novo Ecocentro Municipal de Aveiro inicia a sua operação na terça-feira, dia 13 de junho, sob a gestão da empresa especializada VEOLIA Portugal S.A., que em Aveiro gere também a operação de recolha de resíduos sólidos e urbanos a destino final e limpeza urbana.

Inaugurado no último dia 04 de junho, o Ecocentro Municipal, é um investimento da Câmara Municipal de Aveiro (CMA) de 750.000€, com utilização gratuita e possibilidade de deposição de resíduos a utilizadores domésticos residentes e utilizadores não domésticos a operarem no Município de Aveiro, até 1.100 litros dia, por utilizador.

Localizado na Área de Atividades Económicas – Aveiro Norte/ Zona Industrial de Taboeira, Rua das Fontainhas, junto às instalações dos Serviços Urbanos da CMA, o Ecocentro contará com um horário alargado de abertura, de terça-feira a sábado, incluindo feriados, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h30 (exceto no dia 25 de dezembro e 01 de janeiro).

Que materiais posso depositar?

São praticamente todo o tipo de materiais, aqueles que os Cidadãos podem depositar no novo Ecocentro. Desde o tradicional papel e cartão, embalagens de plástico ou metal e vidro, até aos materiais menos comuns.
Entre os vários tipos de resíduos que aqui podem ser depositados, destaque para os mais conhecidos, como os verdes, a madeira, o entulho e os óleos minerais ou alimentares usados. No Ecocentro também será possível deixar equipamentos eletrónicos, pneus ou têxteis e ainda produtos mais perigosos para o Meio Ambiente e para a saúde, como são disso exemplo as tintas, os vernizes e diluentes, os solventes, os produtos de limpeza e os produtos hospitalares de autocuidados.

Regras de entrega de resíduos de construção

De realçar que os resíduos de construção e demolição (RCD – entulho e pladur) aceites no Ecocentro Municipal são somente os provenientes de pequenas reparações e obras de bricolage em habitações, efetuadas pelo próprio proprietário ou arrendatário, cuja produção diária não exceda os 1.100 litros/ produtor. A recolha e transporte dos RCD processa-se a cargo do utilizador e por deposição no ecocentro municipal, devendo o utilizador comprovar a sua qualidade de proprietário ou arrendatário da habitação de onde provêm os resíduos.

O Ecocentro Municipal estará assim ao dispor de todos e servirá para acolher, separadamente, materiais diversos, que serão posteriormente encaminhados para empresas de valorização e tratamento de Resíduos Sólidos e Urbanos, tendo em vista a sua reciclagem.
Está é uma obra que vem dar um relevante contributo ao nível da qualidade ambiental do Município, nomeadamente pelo contínuo crescimento da qualidade da gestão dos resíduos urbanos, especificamente no que respeita à recolha seletiva e à reciclagem, com a fundamental participação dos Cidadãos.

Pode obter mais informação sobre o Ecocentro Municipal em https://www.cm-aveiro.pt/servicos/ ambiente/ecocentro-municipal.
Para esclarecimentos adicionais sobre os resíduos que pode depositar no Ecocentro, está disponível o contacto de correio eletrónico: aveiro@veolia.com e de telefone: 234 127 942.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.