Aveiro recebe ‘Cidades e Vilas Cerâmicas’

394
Museu de Aveiro.

A Associação das Cidades e Vilas Cerâmicas (APTCVC) agendou para esta sexta-feira, em Aveiro, a sua assembleia geral anual.

Os municípios “com fortes tradições ou importância económica no campo da cerâmica artesanal, patrimonial ou industrial” cumprem a ordem de trabalhos no Museu de Aveiro – Santa Joana.

São membros fundadores Alcobaça, Aveiro, Barcelos, Batalha, Caldas da Rainha, Ílhavo, Mafra, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Tondela, Torres Vedras, Viana do Alentejo, Viana do Castelo e Vila Nova de Poiares.

Portugal no Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial de Cidades Cerâmicas

Portugal é desde este mês membro do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial de Cidades Cerâmicas (AeuCC), fazendo parte do mais recente grupo de países aderentes: Alemanha, Polónia e República Checa. Itália, França, Espanha e Roménia têm o estatuto de fundadores.

“A decisão foi tomada em Roma (Itália) durante a Assembleia Geral daquele organismo europeu, que esteve associada a uma grande conferência sobre a cerâmica, realizada no Senado Italiano, para apreciar as potencialidades económicas e culturais deste material/produto que testemunha a vida do Homem desde a origem do mundo”, informa a Câmara de Aveiro.

Trata-se de uma plataforma, prevista da Estratégia Europeia 2020, para promover e apoiar o crescimento inteligente, sustentável e inclusivo da Europa, no quadro das políticas de coesão económica, social e territorial com o objetivo de facilitar e promover a cooperação transnacional e interregional valorizando este produto ligado ao imaginário e património cultural do continente europeu.

Um dos momentos altos do AeuCC é a realização de um fim de semana em toda a Europa dedicado à cerâmica intitulado “Bom Dia Cerâmica” (18 e 19 de maio).