Aproximar os jovens da indústria do calçado

489
CTCP.
Smartfire 728×90 – 1

No Centro Tecnológico do Calçado de Portugal (CTCP) temos vindo a apostar em iniciativas que visam aproximar os jovens da indústria, abrindo, assim, as portas a estudantes de norte a sul de Portugal e outros públicos nacionais e internacionais, aliados a estratégias desenvolvidas por projetos nacionais e europeus.

Por Centro Tecnológico do Calçado de Portugal (CTCP) *

Projetos individuais que se ligam com um propósito: atrair os jovens para a Indústria. Um desafio cada vez mais presente, que em conjunto, com projetos que decorrem no momento, “Turismo Industrial”, “Pense Indústria, “Skills4smart”, “Shoes (choose) Your Life”, temos procurado solucionar.

O Turismo Industrial nasce com a missão de promover a indústria local. E foi desde o início que o CTCP aderiu a este projeto. Hoje, unimos forças para levar a indústria aos jovens, dando-lhes a conhecer a sua evolução tecnológica.

Com o Pense Indústria i4.0 procuramos demonstrar as oportunidades de desenvolvimento profissional. O projeto abrange desde sessões de sensibilização, laboratórios de tecnologias i4.0, visitas aos Centros Tecnológicos e empresas Inovadoras, apoio ao “F1 in Schools” (um concurso internacional multidisciplinar, onde equipas de jovens competem entre si, na construção de um carro de Fórmula 1 em miniatura) até ao acompanhamento de uma “ideia ioT” (um concurso a nível nacional onde os jovens apresentam ideias e soluções inteligentes baseadas na “internet of things”).

O CTCP participa também no Skills4smart TCLF2030 um projeto europeu que surge com a necessidade da captação de novas gerações e que procura atualizar a oferta de formação e os programas de estudo para melhor responder às necessidades da indústria, melhorar a imagem das profissões nos setores da TCLF para atrair novos trabalhadores, em particular jovens talentos bem como criar uma comunidade dinâmica de atores privados e públicos em toda a Europa, comprometidos em apoiar o desenvolvimento de competências e as oportunidades de emprego, numa estratégia comum de competências a nível da EU.

Mais recentemente iniciamos o Shoes (Choose) Your Life, um projeto que visa desenvolver competências inovadoras para a empregabilidade e o empreendedorismo nos jovens tendo em conta o seu potencial e ambição bem como motivá-los para abraçarem oportunidade profissionais nas áreas STEAM, estimulando-os através de experiências imersivas na i4.0, que levará ao rejuvenescimento das indústrias tradicionais. No âmbito deste projeto estão a ser desenvolvidas ferramentas de aprendizagem com recurso a tecnologias emergentes como a realidade aumentada e realidade virtual aliada ao saber fazer tradicional.

* Artigo publicado originalmente no site ctcp.pt.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.