5G conecta logística do Porto de Aveiro

561
Porto de Aveiro.
Dreamweb 728×90 – Video I

A utilização de rede 5G disponibilizada pelo operador da Vodafone vai permitir ao Porto de Aveiro “monitorizar e gerir a sua carga em tempo real, através de soluções de replicação digital e de aplicações e dispositivos de realidade virtual e realidade aumentada”.

Segundo um comunicado da administração portuária, as inovações tecnológicas estão a ser implementadas em parceria com a fornecedora de equipamentos Ericsson junto dos operadores portuários de forma a “contribuir para reduzir a pegada ambiental das atividades e melhorar a eficiência, a segurança e rentabilidade das operações.”

O Porto de Aveiro explica que o projeto consiste numa prova de conceito de gestão de carga que, assente numa rede privada 5G de última geração, em software logístico dedicado e em câmaras de alta definição.

Implementada em maio num dos armazéns do terminal multiusos, “possibilitará avanços substanciais aos operadores portuários na localização, movimentação e armazenamento de cargas neste que é um dos cinco maiores portos do País.”

A solução desenvolvida pela Ericsson está assente nas tecnologias estudadas e testadas como parte do projeto Corealis para os portos, no âmbito do programa europeu Horizonte 2020, sendo “amplamente reconhecida em vários eventos internacionais do setor pelo seu impacto positivo na sustentabilidade, eficiência energética e redução de CO2”.

Funcionalidades

» Com uma aplicação dedicada, os operadores podem identificar, em tempo real, a posição de toda a carga numa área designada do terminal. Adicionalmente, recorrendo a um Expert System e a tablets com realidade aumentada, poderão guiar as operações de carga e armazenamento dos fretes;

» Disponibilização de um ‘gémeo digital’ – réplica do terminal em tempo real construída com informações recolhidas a partir da carga, do plano de carga, dos fretes e dos veículos. Além de usar um algoritmo logístico especializado para organizar e posicionar os fretes, com óculos de realidade virtual será possível simular uma operação de carga completa, verificando fretes e a sua posição e definindo a melhor estratégia para a operação.

Discurso direto

A APA aceitou, desde logo, o desafio lançado pela Vodafone e Ericsson na certeza que esta prova de conceito será um acelerador para a modernização, eficiência e descarbonização do Porto de Aveiro, podendo vir a ser um exemplo a nível nacional. Esperamos como resultados, a otimização e eficiência da gestão das operações de cargas de dimensões variadas num armazém que é hoje da Autoridade Portuária, mas utilizado pelos dois operadores portuários, parceiros do projeto” – Isabel Moura Ramos, vogal do Conselho de Administração do Porto de Aveiro com o pelouro de Desenvolvimento de Negócios.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.