Ol. do Bairro: Melhoramentos no edifício do Instituto de Educação e Cidadania (IEC)

1463
Instituto de Educação e Cidadania, Oliveira do Bairro.

O edifício do Instituto de Educação e Cidadania (IEC), na Mamarrosa, foi recentemente intervencionado, para garantir melhores condições a todos os que usufruem deste importante espaço educativo, que atua como interface entre as universidades e institutos de investigação científica e a comunidade.

Lília Ana Águas, Vereadora da Educação do Município de Oliveira do Bairro, entidade proprietária do edifício e que avançou com esta empreitada, explica que “esta intervenção era urgente e fundamental para que a retoma das múltiplas atividades do IEC possa agora avançar nas melhores condições possíveis, importante não só para quem delas usufrui, mas também para quem ali trabalha e tem desempenhado um papel extremamente importante na educação e divulgação científica nas nossas comunidades”.

Sónia Ferreira, Diretora do IEC, mostrou-se agradecida ao Executivo da Câmara Municipal e contente com o resultado da intervenção. “Para nós, foram obras que representam muito, porque resolveram problemas que estavam bem visíveis a quem nos visitava, uma vez que alguns deles estavam em pontos de passagem”, referiu a responsável do instituto.

“Pela enorme dinâmica que o IEC tem e pelo elevado número de pessoas que aqui recebemos, é muito importante para nós apresentarmos um espaço bonito e cuidado“, acrescentou Sónia Ferreira.

A intervenção no edifício do Instituto de Educação e Cidadania integrou a empreitada que contemplou ainda o edifício do Conservatório de Música da Bairrada – Escola de Artes da Bairrada, no Troviscal, num investimento municipal de 207.486,50€.

O Instituto de Educação e Cidadania (IEC), localizado na vila da Mamarrosa, Concelho de Oliveira do Bairro, atua como interface e facilitador de transferência de conhecimento entre universidades e institutos de investigação científica e a comunidade, com ênfase na população escolar.

O IEC assume-se como protótipo de instituição que será necessário implantar, particularmente nos meios rurais, para ajudar na transformação educativa, que leve a que os jovens destes meios tenham igualdade de oportunidades, relativamente aos dos meios de maior dimensão.

​Participam nas atividades do IEC mais de uma centena de jovens cientistas pertencentes aos institutos de investigação das universidades de Coimbra e de Aveiro, ao Biocant e a outras instituições de investigação.

Para além das atividades direcionadas para as escolas, o IEC promove programas regulares dirigidos a adultos e à população em geral, que ocorrem principalmente nas suas instalações, na forma de cursos, conferências, exposições, apresentação de livros, sessões artísticas, etc.

Com a sua ação, o instituto contribui para a ampliação da cultura geral dos pais e dos cidadãos em geral, no sentido de reconhecerem o valor do conhecimento como arma de sucesso no mundo moderno.

Câmara de Oliveira do Bairro

Publicidade, Serviços & Donativos

Para conhecer e ativar campanhas em NoticiasdeAveiro.pt, assim como conhecer / requisitar outros serviços e fazer donativos, utilize a nossa plataforma online.

Comercio 780