A memória de muitos desenhos

1317
Monumento evocativo do centenário da ADICO.

A forma do tubo tem uma referência implícita, a cadeira ‘portuguesa’, mas também se vislumbram outras cadeiras, móveis e equipamentos produzidos ao longo de um século.

Por Luís Solénio Laranjeira *

Como homenagem da Junta de Freguesia de Avanca ao centenário da ADICO, a escultura transmite uma mensagem, representada através do objeto, formando uma obra em construção, ‘obra aberta’ com múltiplas leituras.

Os meios formais e concetuais são o minimalismo, a abstração e a clareza/ simplicidade da mensagem.

Os efeitos que se utilizam para a procura do equilíbrio/ harmonia da forma, através da tensão entre opostos são:

– O contraste entre a massa de betão e as linhas do tubo; a cor mate e o brilho metálico; a forma primária e as linhas orgânicas; a estabilidade da forma prismática e a velocidade das linhas curvas;

– A forma do tubo tem uma referência implícita, a cadeira ‘portuguesa’, mas também se vislumbram outras cadeiras, móveis e equipamentos produzidos ao longo de um século. Também por esta razão não há uma referência explicita a um objeto, mas à memória de muitos desenhos.”

* Arquiteto, autor da obra de escultura de homenagem à ADICO, que nos remete para o mobiliário metálico português e para o ícone que é a ‘Cadeira Portuguesa’ (memória descritiva).

Artigo relacionado

Avanca associou-se às comemorações do centenário da ADICO, fabricante da icónica ‘cadeira portuguesa’

Publicidade, Serviços & Donativos