29º aniversário da cidade de Ílhavo com visita a obras municipais

1637
Requalificação do antigo quartel dos bombeiros de Ílhavo.
Comercio 780

O 29º aniversário da elevação de Ílhavo a cidade, assinalado este sábado, ficou marcado pela visita a três obras em curso, a inauguração do parque de lazer da Murteira-Vista Alegre e o anúncio de um conjunto de projetos a avançar até ao final deste ano.

Autarcas da Câmara e da Junta de Freguesia de São Salvador fizeram um ponto de situação da requalificação da Rua Carlos Marnoto, obra de regeneração urbana alicerçada na reabilitação física dos espaços públicos, no âmbito do PARU (Plano de Ação de Regeneração Urbana) e do PEDU (Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano) de Ílhavo, que se encontra em fase de conclusão e que representa um investimento de 174.900 euros.

Seguiu-se a visita à empreitada da execução da Rede de Drenagem de Águas Residuais e Pluviais na Gafanha de Aquém, que irá contemplar a totalidade da área urbana da Gafanha de Aquém e ainda uma parte da Gafanha da Boavista (1.792.168 euros), permitindo dotar a Freguesia de S. Salvador de uma percentagem muito próxima da cobertura total da rede de saneamento básico,

A manhã terminou com a visita técnica à obra de requalificação do antigo quartel dos bombeiros. A obra deverá estar totalmente concluída no final de 2020 ou início de 2021 e tem um custo de 1.429.728 euros, cofinanciados pelo programa comunitário CENTRO2020.

O presidente da Câmara de Ílhavo aproveitou para anunciar a aprovação de “um conjunto muito significativo de obras”, que ultrapassam os três milhões de euros.

Está a decorrer o concurso público a execução da Área de Acolhimento Empresarial da Gafanha de Aquém, num investimento global de 617.477 mil euros, cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Centro, do Portugal 2020.

“Esta importante obra para o desenvolvimento do Município de Ílhavo pretende criar condições que potenciem a localização de indústrias de nova geração, designadamente as relacionadas com a indústria 4.0 no âmbito da digitalização da economia”, explica uma nota de imprensa.

No âmbito dos planos de reabilitação e regeneração urbana (PARU e PEDU), na próxima reunião da Câmara, serão discutidas e aprovadas as propostas de abertura de concursos para as intervenções de requalificação do Bairro dos Pescadores (530.000 euros) e da zona envolvente ao CIEMAR (296.800 euros).

Comercio 780