20º aniversário: União Distrital das IPSS renova “projeto de solidariedade”

142
UDIPSS Aveiro.

“Esta é uma União que convida e saúda. Aqui acolhem-se instituições que juntas na sua ordem, simetria e padronização são uma admirável demonstração da permanência dos valores da solidariedade no tempo”. Palavras de Lacerda Pais, presidente da União Distrital das IPSS (UDIPSS) de Aveiro, que representa duas centenas de instituições particulares de solidariedade social.

“Temos a responsabilidade de sermos um projeto de solidariedade e essa missão marcou estes 20 anos”, afirma o também provedor da Santa Casa da Misericórdia de Aveiro numa entrevista dada ao jornal online Solidariedade.pt para assinalar a efeméride.

No presente, “as grandes angústias” instituições na gestão do seu dia-a-dia resultam da “falta de informação atempada” na partilha das decisões com o Governo e parceiros sociais, mas também do “acesso burocratizado ao aumento/implementação de respostas sociais” e no acesso a programas nacionais e europeus.

O presidente da UDIPSS de Aveiro aponta ainda, o “subfinanciamento crónico das respostas sociais” e a “nacionalização dos serviços prestados na creche, via Orçamento do Estado sem sabermos, neste momento, quais as condições que vão ser implementadas no terreno.”

Discurso direto

“Tendo corrido um longo trajeto sempre a olhar em frente, contemplamos de longe o ponto de partida. Até porque avultam, lá nessa distância, os rostos de muitos sem os quais não estaríamos aqui. Cumpre-me associá-los a este momento de homenagem” – Lacerda Pais.

Continuar para ler entrevista completa.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780