2024 vai ser especialmente desafiante para as empresas

2132
Imagem divulgada em meandyouinnovate.pt.

A atual conjuntura internacional desfavorável e que acumula dois conflitos de grande dimensão e com grande impacto na economia europeia exige grande preocupação.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Por Mafalda Gramaxo *

Algumas empresas começam já a sentir abrandamento na procura. A subida das taxas de juro para controlar a inflação não ajuda. Aliás, a comparação homóloga da performance da indústria transformadora deve fazer-nos tirar conclusões e provocar uma resposta atempada e proativa. Além disso, a crise na Alemanha, um dos nossos principais mercados de exportação, terá seguramente consequências negativas nas nossas empresas.

E se é verdade que a continuidade dos cenários de guerra na Ucrânia e em Gaza poderá acentuar problemas nas cadeias de abastecimento, não é me-nos verdade que a realidade nacional com a atual crise política acentua a tónica na preocupação relativamente à evolução socioeconómica do país.

Por esse motivo, acredito que em 2024 o grande desafio (e potencialmente o grande constrangimento,dependendo da solução que vier a ser encontrada) será sem dúvida o rumo que tomará a resolução da cri-se política nacional, numa altura em que o contexto socioeconómico está marcado por uma desaceleração do crescimento, inflação, diminuição do rendimento disponível das famílias e aumento da pobreza.

Em 2024, Portugal tem de posicionar-se definitivamente no campeonato do valor acrescentado. Quanto às empresas do ‘Metal Portugal’, continuam a resistir e, apesar de um segundo semestre mais complicado, tendo em conta o desempenho altamente positivo nos primeiros sete meses do ano,acreditamos que em 2023 o setor irá alcançar um novo recorde nas exportações batendo a barreira dos 24 mil milhões de euros. Ainda assim, o ano de 2024 vai ser especialmente desafiante.Para ajudar as empresas a ultrapassa resta fase exigente, a AIMMAP continuará com todos os seus serviços de apoio e com a implementação do Plano de Ação e Concretização definido pelo estudo “Visão Estratégica 2030 do Setor Metalúrgico e Metalomecânico”, no qual ficaram definidas as principais prioridades e estratégias que deverão guiar o setor nos próximos anos.

* Secretária-Geral da Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal (AMMAP). Artigo publicado originalmente na revista Portugal Global.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.

Comercio 780