1º de Maio comemorado no Rossio “com proteção e distanciamento sanitário”

2935
1º de Maio, Aveiro.
Comercio 780

A União de Sindicatos de Aveiro (USA), afectada à CGTP, confirmou, esta tarde, a realização das comemorações do 1º de maio, com a tradicional concentração no jardim do Rossio, centro da cidade de Aveiro.

Segundo um comunicado, o Dia do Trabalhador será assinalado novamente na rua ainda que “garantindo a proteção e o distanciamento sanitário” devido à pandemia do Covid-19, atendendo à necessidade de acautelar a saúde dos trabalhadores e da população.

A estrutura sindical lembra que “são os trabalhadores que estão na linha da frente” do combate do coronavírus, “assegurando os serviços públicos,a produção de bens e serviços essenciais entre outras funções”, pelo que sem os quais “nada funciona”.

Apesar disso, “são os mais afetados por respostas políticas desequilibradas e medidas que não têm em conta a garantia dos postos de trabalho e a totalidade dos salários”, isto numa fase em que muitas empresas recorrem também a lay off.

“No ano em que se comemoram os 130 anos do 1º de Maio, mais do que assinalar a data, iremos levar para a rua a voz dos trabalhadores, denunciar o desemprego, os cortes de salários, a incerteza do dia de amanhã e a destruição das vidas de tantos trabalhadores e fazer a afirmação dos valores de Abril e da Constituição da República Portuguesa, rejeitando as injustiças e desigualdades por um Portugal desenvolvido e com futuro”, refere a nota de imprensa da USA.

Comunicado da USA completo

(Informação ao minuto Covid-19 na RTP).

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780