1600 luminárias LED ajudam a economizar energia em São João da Madeira

2136
Rotunda da Praça 25 de Abril, São João da Madeira.

A Câmara de São João da Madeira celebrou um contrato para modernização da iluminação pública permitindo baixar a fatura energética municipal.

Está previsto colocar 1600 luminárias por tecnologia LED, alcançado uma redução superior a 70% de emissões CO2.

Um investimento de 470 mil euros, mais IVA, “na eficiência energética da rede de iluminação pública da cidade, através da aposta em tecnologias que permitem baixar a fatura com a energia e reduzir a emissão de carbono, sem comprometer os índices de luminância média.”

Serão substituídas 1613 luminárias ineficientes por luminárias de alta eficiência LED (sigla em inglês para “diodos emissores de luz”).

“Segue-se a necessária análise pelo Tribunal de Contas para atribuição do visto indispensável ao início dos trabalhos, que terão um prazo de execução de dois meses”, refere a edilidade.

A intervenção irá gerar uma poupança da ordem dos 140 mil euros anuais no funcionamento dessas estruturas, resultante de um menor consumo energético das mesmas, que passará de mais de um 1,1 milhões de kWh por ano para cerca de 300 mil.

Do mesmo modo resultarão, também, vantagens ao nível diminuição da produção de Gases de Efeito Estufa, reduzindo a pegada ecológica de S. João da Madeira, já que as emissões de CO2 são reduzidas de 400 toneladas anuais para 110.

Os dados resultam de um estudo realizado pelo município de S. João da Madeira em colaboração com a agência de energia Energai, que aponta para uma poupança de mais de 70 por cento nos consumos das 1600 luminárias de vapor de mercúrio e vapor de sódio por luminárias de tecnologia LED.

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780